skip to main content

Produção textual de estudantes de escolas pública e privada

Maria Aparecida Gonçalves Santos Simone Rocha de Vasconcellos Hage; JOFA - Jornada Fonoaudiológica de Bauru "Profª. Drª. Giédre Berretin-Felix" (20. 2013 Bauru)

Anais Bauru: FOB-USP, 2013

Bauru FOB-USP 2013

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Produção textual de estudantes de escolas pública e privada
  • Autor: Maria Aparecida Gonçalves Santos
  • Simone Rocha de Vasconcellos Hage; JOFA - Jornada Fonoaudiológica de Bauru "Profª. Drª. Giédre Berretin-Felix" (20. 2013 Bauru)
  • Assuntos: ESTUDANTES; ESCOLAS; FONOAUDIOLOGIA
  • É parte de: Anais Bauru: FOB-USP, 2013
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Introdução: Apesar da incontestável importância da escrita na vida das pessoas, nos últimos anos, as avaliações realizadas na educação do Brasil para verificar o nível de conhecimento dos alunos da educação básica têm mostrado um resultado insatisfatório, mesmo que com alguns progressos. O panorama atual que se apresenta revela que os alunos parecem apresentar pouca habilidade para produzir textos. As crianças que estão mais suscetíveis a esse desnível de aprendizagem são as crianças de escolas públicas, há também parcela que se encontra com dificuldades em escolas particulares, mas menos significativo. Objetivo: Comparar o desempenho dos escolares de escola pública e privada quanto às habilidades para produção de texto. Material e Métodos: 160 escolares entre 8 e 12 anos do 4º ao 7º ano, sem dificuldades de aprendizagem foram solicitados a produzir três textos, a saber, uma narrativa, uma descrição de regras de jogo e uma carta ou bilhete. 80 pertenciam à escola privada e 80 à escola pública. As 480 redações produzidas pelos estudantes foram avaliadas por meio de protocolo de produção textual que aferiram sete habilidades: estética, coesão, coerência, concisão/clareza, norma culta, uso de estruturas gramaticais e lexicais e descrição de regra de jogo. Para a comparação entre as escolas foi utilizado o Teste de Mann-Whitney. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição de origem. Resultados: Em todas as habilidades investigadas houve melhor desempenho da escola privada, sendo que a análise estatística indicou diferença significante em todos os aspectos do protocolo. Conclusão: Todas as variáveis analisadas indicaram melhor desempenho da escola privada. Este trabalho vem reforçar o que diversas pesquisas científicas e governamentais apontam: o ensino privado parece oferecer melhores condições para a produção de texto.
  • Editor: Bauru FOB-USP
  • Data de criação/publicação: 2013
  • Formato: p. 49.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.