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Perspectivas para a contribuição do uso do etanol no transporte público urbano, visando à redução da poluição atmosférica - estudo de caso: Projeto Best

Santos, Sandra Maria Apolinario Dos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Energia 2012-08-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Perspectivas para a contribuição do uso do etanol no transporte público urbano, visando à redução da poluição atmosférica - estudo de caso: Projeto Best
  • Autor: Santos, Sandra Maria Apolinario Dos
  • Orientador: Moreira, Jose Roberto
  • Assuntos: Emissões Atmosféricas; Etanol; Substituição De Diesel; Transporte Público; Air Emissions; Diesel Replacement; Ethanol; Public Transport
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa Interunidade em Energia EP/IEE/FEA/IF
  • Descrição: O óleo diesel é o combustível de maior importância na matriz energética veicular no Brasil, correspondendo a praticamente metade do total do volume de combustível consumido no país, além de ser a opção mundial de combustível para o transporte público urbano. O óleo diesel é um combustível fóssil, não renovável, produzido a partir da destilação fracionada do petróleo. O seu uso está associado a poluição atmosférica local (aquela que impacta a qualidade do ar no local onde o poluente é emitido), a aumentos significativos de admissões hospitalares e à mortalidade por doenças respiratórias e cardiovasculares. O etanol surge como uma perspectiva à substituição de diesel no transporte público. O uso de etanol em ônibus é uma realidade em várias cidades da Suécia, principalmente em Estocolmo, onde a tecnologia de ônibus diesel adaptado para operar com etanol é utilizada desde 1985, com grande sucesso, principalmente do ponto de vista ambiental. Com o objetivo de incentivar o uso do etanol no transporte público urbano, visando à redução da poluição atmosférica nos grandes centros urbanos, foi idealizado o Projeto BEST - BioEtanol para o Transporte Sustentável, incentivado pela União Européia. No Brasil, uma das metas foi comparar o desempenho de uma frota experimental de ônibus movidos a etanol com ônibus movidos exclusivamente a diesel. A tecnologia dos ônibus movido e etanol atente aos padrões de emissão EURO 5, norma em vigor na Europa. Esta tese tem o objetivo de analisar a viabilidade e as perspectivas da substituição do diesel por etanol, no transporte público urbano, considerando os aspectos técnicos, legais, sócio-econômicos e político-ambientais envolvidos no tema, além de avaliar as emissões de aldeídos em veículos diesel, já que as emissões destes poluentes estão associadas, na literatura, somente à utilização de etanol em motores Ciclo Otto.
  • DOI: 10.11606/T.86.2012.tde-03122012-164726
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Energia
  • Data de criação/publicação: 2012-08-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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