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O papel das didascálias na instauração de paixões em The December Man

Diego Marsicano Elizabeth Harkot de La Taille

2011

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas  Teses CAPH  (11507N )(Acessar)

  • Título:
    O papel das didascálias na instauração de paixões em The December Man
  • Autor: Diego Marsicano
  • Elizabeth Harkot de La Taille
  • Assuntos: TEATRO; SEMIÓTICA; Didascália; Didascalie; Fazer Missivo; Tensive Model; Tensividade
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: As didascálias, também conhecidas como rubricas ou indicações cênicas, ocuparam quase sempre um lugar marginal nos manuscritos e nas edições impressas de peças teatrais, figurando frequentemente como notas no canto da página ou abaixo das falas, que por sua vez recebiam todo o destaque. Entretanto, as didascálias constituem um elemento essencial na construção do sentido da peça, independentemente do fato de determinada montagem ter seguido integralmente as rubricas originais do autor ou ter criado outras para substituí-las. Esta dissertação se debruça sobre a instauração de paixões através das gradações tensivas observadas a partir das didascálias e de seus possíveis desdobramentos, na peça canadense The December Man (LHomme de Décembre), de Colleen Murphy. Para tanto, analisamos o discurso teatral segundo a semiótica greimasiana, a partir dos três níveis de abstração, a fim de estabelecermos a construção do sentido na peça. Como nosso objetivo inicial era investigar uma possível coerência entre o texto ficcional (falas) e o natural (rubricas), fizemos também um levantamento de algumas acepções e práticas atinentes às indicações cênicas, ficando claro que são majoritariamente entendidas como termo acessório ao texto e não como elementos intrínsecos. Outro de nossos objetivos era fornecer aos encenadores subsídios capazes de motivar as ações das personagens sobre o palco. Assim, procuramos determinar e analisar a paixão que prevalece na peça, a fim de demonstrar como as
    relações eram revestidas afetivamente e encontrar uma paixão que fosse forte o suficiente para agir como motor do trágico. Constatamos que a revolta foi o sentimento que impulsionou e motivou todas as ações das personagens. Após observarmos as relações afetivas, isolamos as didascálias para estabelecermos uma possível constituição tensiva destas últimas (Claude Zilberberg, 2006 e 2007). O elo que conferiu consistência e coerência a todas as análises e observações anteriores, que estavam um tanto desconexas, foi o fazer missivo. Desse modo, pudemos compreender melhor o papel das rubricas na construção dos efeitos de sentido em The December Man. Assim, verificamos que não só há coerência entre o texto falado e as indicações cênicas, mas também que um não se dissocia do outro. As didascálias reforçam e modulam o discurso de forma tensiva, demarcando e reiterando as tensões das falas através das imagens construídas a partir da iluminação, do cenário e da indumentária. Constituem uma figurativização, carregam valores culturais e, com isso, contribuem para o efeito de carga axiológica, valorativa e afetiva das cenas
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: 133 p fig.
  • Idioma: Português

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