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Macromarketing, marketing social e o processo de marketing em uma organização não governamental: um estudo exploratório

Jorge, Carlos Rosolen

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2013-10-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Macromarketing, marketing social e o processo de marketing em uma organização não governamental: um estudo exploratório
  • Autor: Jorge, Carlos Rosolen
  • Orientador: Veloso, Andres Rodriguez
  • Assuntos: Marketing De Causas; Marketing Social; Organização Não-Governamental; Cause Related Marketing; Non-Governmental Organization Marketing; Social Marketing
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Um importante fenômeno contemporâneo é a presença cada vez maior de organizações do Terceiro Setor, no qual se inserem diferentes tipos de instituições sem finalidade lucrativa - entidades tradicionais, religiosas e laicas, organizações não governamentais, entidades paraestatais, entidades associativas e entidades de iniciativa empresarial. Os textos de marketing discorrem sobre o ambiente característico dessas organizações, e descrevem o processo gerencial de marketing, particularizando e adaptando às especificidades dessa modalidade de organização conceitos, técnicas e instrumentos de marketing destinados a empresas convencionais. Entretanto, as pesquisas sobre o tema normalmente se circunscrevem a contextos específicos de uma organização em particular e se concentram no nível operacional, sem definir uma linha que aborde de forma integrada as conexões entre esse nível e a dimensão estratégica da organização. Além disso, a literatura sobre o tema não tem incorporado o construto valor como elemento fundamental para o desenvolvimento do processo gerencial de marketing em todas as camadas de decisão. Nesse contexto, o objetivo da dissertação foi discutir e descrever o processo gerencial de marketing de organizações do Terceiro Setor, segundo uma perspectiva de valor. Para atingir o objetivo, o percurso metodológico seguido partiu do delineamento de um marco teórico como base para a elaboração de um esquema de análise do processo gerencial de marketing de uma organização do Terceiro Setor, a partir de sua evolução, sob a perspectiva de algumas escolas do pensamento em marketing, tendo por elemento de referência o conceito de valor em suas múltiplas acepções. Numa segunda etapa, foi desenvolvida uma pesquisa empírica, de caráter exploratório e qualitativo, contemplando o processo de marketing de uma organização do Terceiro Setor de causa relacionada. Nesse sentido, uma contribuição do estudo foi o desenho de um esquema analítico integrador, abordando o processo gerencial de marketing gravitando em torno do construto valor.
  • DOI: 10.11606/D.12.2013.tde-13032014-153324
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2013-10-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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