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A temática de gênero na formação em psicologia sob a ótica de estudantes e recém-formadas(os)

Modesto, Ângela Esteves

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2020-03-02

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A temática de gênero na formação em psicologia sob a ótica de estudantes e recém-formadas(os)
  • Autor: Modesto, Ângela Esteves
  • Orientador: Carvalho, Marilia Pinto de
  • Assuntos: Ensino Superior; Psicólogos Recém-Formados; Gênero; Formação Em Psicologia; Estudantes De Psicologia; Gender; Psychology Graduation; Psychology Students; Recent Graduated Psychologists; University Education
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este trabalho narra uma pesquisa desenvolvida para investigar a abordagem da temática de gênero na formação em psicologia a partir da visão de estudantes e recém-formadas(os) de faculdades públicas e privadas do estado de São Paulo. Além desse objetivo geral, intencionou-se especificamente levantar as concepções de gênero de estudantes e recém-formadas; identificar os espaços e processos de construção dessas concepções; e evidenciar as constatações e sugestões das participantes sobre a abordagem da temática de gênero na formação. Para alcançar os objetivos, além de levantamento bibliográfico foi conduzida uma pesquisa empírica com estudantes e recém-formadas em psicologia, composta de aplicação de questionário e realização de entrevistas. Foram realizadas vinte entrevistas, nas quais se buscou conhecer seu ponto de vista acerca da abordagem da temática de gênero ao longo da formação. As entrevistas foram gravadas, transcritas e posteriormente trabalhadas por meio da análise temática de conteúdo. A análise dos dados permitiu compreender melhor as concepções de gênero que perpassam a formação de futuras psicólogas, assim como ficaram evidentes as negociações e concessões necessárias no sentido da conciliação de valores partilhados no âmbito da família, da religião e da psicologia como ciência e profissão. Apesar de o diálogo entre psicologia e gênero ser considerado incipiente no que tange à produção científica em psicologia, na esfera das relações sociais ele está em pleno andamento, pois o gênero é um elemento organizador da sociedade. A percepção de que a abordagem de gênero era escassa na formação se revelou estar mais associada à inserção intencional da temática de gênero ao currículo e não aos acontecimentos cotidianos de um curso de formação, que implicam, sim, questões de gênero. As participantes pareciam recorrer tanto a conceitos considerados corretos e partilhados pelo senso comum quanto a correntes teóricas validadas pela psicologia, além de pressupostos religiosos e políticos em alguns casos, o que denota a fluidez e multiplicidade dos sentidos de gênero, construídos cultural e historicamente, em ação e transformação contínua nas diferentes sociedades, instituições e subjetividades. Este estudo pode inspirar outras pesquisas acerca do tema que possam diversificar tanto a compreensão do gênero na psicologia quanto a compreensão da psicologia em meio às relações de gênero vigentes na sociedade.
  • DOI: 10.11606/T.48.2020.tde-28092020-154641
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2020-03-02
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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