skip to main content

Pós-graduações brasileiras em engenharia e a formação pedagógica docente: um estudo dos dados na Plataforma Sucupira

Sgarbi, Victor Souza ; Santos, Cleber Nauber dos ; Nascimento, Márcio Luis Ferreira ; Luis, Suzana Maria Barrios ; Sgarbi, Elaine dos Santos ; Alves, Carlos Henrique Almeida

Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 2022-01, Vol.27 (1), p.91-117 [Periódico revisado por pares]

Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO)

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Pós-graduações brasileiras em engenharia e a formação pedagógica docente: um estudo dos dados na Plataforma Sucupira
  • Autor: Sgarbi, Victor Souza ; Santos, Cleber Nauber dos ; Nascimento, Márcio Luis Ferreira ; Luis, Suzana Maria Barrios ; Sgarbi, Elaine dos Santos ; Alves, Carlos Henrique Almeida
  • Assuntos: EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH
  • É parte de: Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 2022-01, Vol.27 (1), p.91-117
  • Descrição: Este trabalho, de cunho quantitativo, objetivou avaliar o espaço que programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros das áreas de engenharias dão à formação docente, que é um de seus objetivos, de acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e com a Lei 9.394/96 das Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Tendo como base a análise da avaliação da pós-graduação entre 2013 e 2016, coletou-se mais de 1.600.000 dados extraídos da Plataforma Sucupira para identificar e quantificar a presença de termos chave da área de educação nos títulos de Disciplinas, Produções e Trabalhos Finais na área de engenharia. Observou-se que 0,39% das disciplinas, 0,8% da produção intelectual, 0,93% dos trabalhos finais e 0,54% da produção intelectual relevante dialogam de fato com a área pedagógica, concluindo que há uma desvalorização da formação docente nos programas analisados, reforçando estudos qualitativos prévios.
  • Editor: Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO)
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.