skip to main content

Caracterização da utilização de computador e internet entre os idosos residentes do município de São Paulo: Estudo SABE (Saúde Bem-Estar e Envelhecimento)

Fidelis, Juliana Hungaro

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública 2018-10-22

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Caracterização da utilização de computador e internet entre os idosos residentes do município de São Paulo: Estudo SABE (Saúde Bem-Estar e Envelhecimento)
  • Autor: Fidelis, Juliana Hungaro
  • Orientador: Nunes, Daniella Pires
  • Assuntos: Computador; Idoso; Internet; Tecnologia; Computer; Elderly; Technology
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Introdução: O envelhecimento populacional aumentou significativamente em todo o país nos últimos anos. Simultaneamente a transição demográfica ocorreram os avanços tecnológicos da era da comunicação digital, que não necessariamente foi acompanhado por toda população, por exemplo os idosos. Objetivo: Traçar o perfil de utilização do computador e da internet pelos idosos residentes no município de São Paulo. Métodos: Trata-se de um estudo transversal e analítico, de base domiciliar, e utilizou a base de dados do Estudo SABE (Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento) no ano 2010. A amostra foi constituída por 1100 idosos (>= 60 anos). As variáveis do estudo foram a utilização de tecnologias digitais (computador e internet), motivos de utilização ou não, características demográficas, socioeconômicas e condições de saúde. Os dados foram analisados por meio de regressão de Poisson Múltipla. Resultados: A prevalência de utilização do computador e da internet foi de 23%. Os motivos para a utilização foram: lazer 52,2%, contato social 27,4%, outros 13,3%, trabalho 6,2% e atividade física 0,8%. E para não utilizar foram: não tem interesse 62,1%, limitação funcional 14,8%, não tem 13,7%, precisa de ajuda 7,8% e outros 1,6. Os fatores associados à utilização do computador e internet foram idade (RP= 2,68; p=0,007), escolaridade (RP= 1,19; p=0,000), realizar atividade laboral com frequência (RP= 1,36; p=0,019),engajamento social (RP= 2,31; p=0,019) e acidente vascular encefálico (RP0,33; p=0,040). Conclusão: Os dados revelam que o uso do computador e da internet ocorre na minoria da população dos idosos avaliados e melhores socioeconômicas aproximam os idosos dessas novas tecnologias. Estratégias que estimulem o uso das tecnologias tornam-se necessárias com intuito de ampliar e democratizar o acesso a essas e as novas tecnologias digitais.
  • DOI: 10.11606/D.6.2019.tde-31102018-111609
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Data de criação/publicação: 2018-10-22
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.