skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Aplicação do método de ensino Problem Based Learning (PBL) no curso de Ciências Contábeis: um estudo empírico

Soares, Mara Alves

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto 2008-03-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Aplicação do método de ensino Problem Based Learning (PBL) no curso de Ciências Contábeis: um estudo empírico
  • Autor: Soares, Mara Alves
  • Orientador: Araujo, Adriana Maria Procopio de
  • Assuntos: Contabilidade; Método De Ensino / Aprendizagem; Pbl; Accounting; Teaching-Learning Method
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Mudanças têm ocorrido no perfil do estudante egresso contabilista, requerendo destes conhecimentos específicos das técnicas contábeis, e ainda desenvolvimento de competências múltiplas e visão holística do mundo dos negócios. Entretanto, pesquisas mostram que os estudantes não se sentem preparados ao concluir o curso de Ciências Contábeis. O método PBL traz como proposta o estímulo ao pensamento crítico, habilidades para solução de problemas e a aprendizagem de conceitos na área em questão. Este método diferencia-se das abordagens convencionais, pois o ensino é centrado no estudante, inicia-se com o uso de problemas, para direcionar, motivar e focar a aprendizagem. Porém, o uso do PBL ainda é incipiente na área contábil. O presente trabalho objetiva verificar a efetividade do método PBL no curso Ciências Contábeis da FEA-RP/USP. Os resultados estatísticos encontrados por meio da análise fatorial, alpha de Cronbach e regressão permitiram verificar que, a partir da adesão do estudante ao método, os mesmos ganham conhecimento na área, adquirem capacidade para resolução de problema, melhoram sua comunicação, desenvolvem habilidades, e adquirem confiança, apresentando consonância com o trabalho de Kanet e Barut (2003). Tal resultado também corrobora com meta-análise conduzida na área médica por Norman e Schmidt (2000) e Albanese e Michell (1993). Contudo, não há um método que resolva todos os problemas de ensino-aprendizagem.
  • DOI: 10.11606/D.96.2008.tde-19052008-134942
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2008-03-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.