skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Jogo de Xadrez e sua relação com os processos de ensino e aprendizagem: uma revisão Integrativa

André de Souza Melo, Adriana Soely ; Luiz Malta de Azevedo, Sérgio ; De Melo Grillo, Rogério

Educação Matemática Pesquisa, 2022-10, Vol.24 (3), p.501-525

Sao Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Jogo de Xadrez e sua relação com os processos de ensino e aprendizagem: uma revisão Integrativa
  • Autor: André de Souza Melo, Adriana Soely ; Luiz Malta de Azevedo, Sérgio ; De Melo Grillo, Rogério
  • Assuntos: Computer Assisted Instruction ; Dissertations & theses ; Doctoral Dissertations ; Learning ; Learning Processes ; Literature reviews ; Theses
  • É parte de: Educação Matemática Pesquisa, 2022-10, Vol.24 (3), p.501-525
  • Descrição: Este artigo tem o escopo de apresentar uma revisão integrativa de literatura, com vistas a apresentar pesquisas que tratam de o jogo de xadrez e a sua relação com os processos de ensino e aprendizagem escolar. Destarte, esta revisão utilizou-se das bases de dados ERIC; Portal CAPES; SciELO, Scopus Elzevier, Web of Science e a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações, visando à coleta de dados. Foram incluídos na amostra artigos e dissertações de mestrado publicadas entre os anos de 2012 e 2021. Nenhuma tese de doutorado sobre o tópico foi encontrada no período. Atento aos critérios de inclusão, obtiveram-se seis artigos e vinte e uma dissertações que atenderam ao tema desta pesquisa: xadrez, ensino e aprendizagem em ambientes formais. Conquanto tenham vários estudos que envolvem o xadrez na escola, pesquisas que se propõem a construir uma abordagem pedagógica para o xadrez não são comuns. Esse fator indica a essencialidade de se analisar que o xadrez deve ser planejado, refletido, avaliado e sistematizado pedagogicamente, tendo em vista os processos de aprendizagem.
  • Editor: Sao Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.