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Avaliação do processo ensino aprendizagem do atendimento pré-hospitalar às vítimas de parada cardiorrespiratória (CPR)

Carla Cristiane Paz Félix Ana Maria Kazue Miyadahira

2012

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (T4228 )(Acessar)

  • Título:
    Avaliação do processo ensino aprendizagem do atendimento pré-hospitalar às vítimas de parada cardiorrespiratória (CPR)
  • Autor: Carla Cristiane Paz Félix
  • Ana Maria Kazue Miyadahira
  • Assuntos: RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (ESTUDO E ENSINO); TRATAMENTO DE EMERGÊNCIA; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ENSINO SUPERIOR (ENFERMAGEM); ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS; Cardiopulmonar Resuscitation (Study And Education); Emergency Treatment; Evaluation Of Learning; Higher Education (Nursing); University Students
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Introdução: as estatísticas progressivamente preocupantes demonstram que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morbimortalidade no Brasil e no mundo e, entre elas, estão as que levam à parada cardiorrespiratória (PCR). O aprimoramento contínuo do ensino do atendimento às vítimas de PCR pré ou intra-hospitalar torna-se fundamental para a boa formação dos profissionais de saúde, incluindo os de Enfermagem. Objetivo: o presente estudo teve por objetivo avaliar o processo de ensino aprendizagem no atendimento pré-hospitalar às vítimas de PCR, utilizando as manobras de Resssuscitação Cardiopulmonar (RCP) e o Desfibrilador Externo Automático (DEA), no aspecto teórico (CONHECIMENTO) e prático (HABILIDADE), seguindo as recomendações do "guideline" de 2010 da Aliança Internacional dos Comitês de Ressuscitação (ILCOR). Casuística e Método: a amostra foi constituída por 37 alunos do 1º ano, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, que não tiveram nenhuma orientação prévia sobre o tema. A pesquisa foi executada no Laboratório de Enfermagem da EEUSP (LE-EEUSP), em três fases. Na 1ª fase, houve a avaliação prévia desses alunos por meio de prova teórica (avaliação do CONHECIMENTO) constituída por 40 questões e prova prática avaliada pela execução de um "check list" com 20 itens (avaliação da HABILIDADE). Na 2ª fase, foi realizado um Curso teórico-prático com exposição do assunto em aula teórica e, a seguir, a demonstração prática, em simulação no LE-EEUSP, com manequim e outros materiais e equipamentos específicos. Esse ambiente para simulação, assim organizado, foi disponibilizado, durante um mês, para o treinamento dos alunos sob orientação de instrutores que aferiram o tempo e o número de treinamentos de cada aluno.
    Após essa etapa, na 3ª fase, esses alunos foram submetidos à nova avaliação, com prova teórica (avaliação do CONHECIMENTO) e prática (avaliação da HABILIDADE), utilizando os mesmos instrumentos da 1ª fase. Os parâmetros avaliados no estudo foram: desempenho dos alunos antes e após Curso teórico-prático; tempo de execução e número de treinamentos de cada aluno. Resultados: observou-se acréscimo de acertos na prova teórica (CONHECIMENTO) em 37 questões, com significado estatístico em 30 delas (p<0,05). Quanto à avaliação da HABILIDADE, houve aumento de acertos em 19 dos 20 itens do "check list" (p<0,05). Quanto à relação do percentual de acertos e/ou escores com o número de treinamentos, não houve correlação (p>0,05). No entanto, quanto relação do percentual de acertos e/ou escores com o tempo de execução a correlação foi significativa (p<0,05) e classificada como moderada. Conclusões: após o curso teórico prático ministrado, utilizando as estratégias de ensino descritivas, houve melhora significativa do desempenho dos alunos em ambos os aspectos avaliados: CONHECIMENTO e HABILIDADE.
  • Data de criação/publicação: 2012
  • Formato: 148 p.
  • Idioma: Português

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