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Análise de oito dos estudos para violão de villa-lobos

Canellas, Ciro Paulo Visconti

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2020-04-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Análise de oito dos estudos para violão de villa-lobos
  • Autor: Canellas, Ciro Paulo Visconti
  • Orientador: Salles, Paulo de Tarso Camargo Cambraia
  • Assuntos: Análise Musical; Classes De Soma; Doze Estudos Para Violão; Teoria Neorriemanniana; Teoria Dos Grafos; Heitor Villa-Lobos; Teoria Dos Conjuntos; Sum Class; Set Theory; Neo-Riemannian Theory; Musical Analysis; Graph Theory; Twelve Guitar Etudes
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Música.
  • Descrição: Esta Tese de doutorado é uma continuação da minha dissertação de mestrado finalizada em 2014 e tem como objetivo principal completar as análises dos Doze Estudos para Violão de Villa-Lobos ao se concentrar nas peças que não foram incluídas na dissertação: os Estudos no 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, sendo que as análises dos Estudos 2, 3, 4 e 8 são completas e estão apresentadas em capítulos separados, enquanto no último capítulo foram incluídas as análises de algumas passagens dos Estudos 5, 6, 7 e 9. As investigações destas peças se deram no campo formal, rítmico, técnico e, principalmente, no campo do conteúdo harmônico e melódico das alturas. As análises presentes neste trabalho foram feitas baseadas em conceitos de teorias que foram desenvolvidas nas últimas cinco décadas, como a teoria dos conjuntos (mod. 12), a teoria dos conjuntos diatônica (mod. 7), a teoria neorriemanniana, a teoria das classes de soma e a teoria dos grafos. São apresentados novos grafos que foram criados durante a pesquisa, eles são baseados em modelos de grafos neorriemannianos e ampliam o seu conteúdo para quaisquer classes de tricorde, de tetracorde e para outras cardinalidades, tanto em mod. 12 e em mod. 7. A utilização destes grafos como figuras estáticas ou animadas foi determinante nas análises, principalmente para ilustrar o caminho da condução das vozes dos enlaces entre os conjuntos nas peças.
  • DOI: 10.11606/T.27.2020.tde-18022021-121810
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2020-04-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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