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Semana de Arte e Ensino e democratização: anos 80 na USP

Zanellato, Daniella

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2023-06-22

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Semana de Arte e Ensino e democratização: anos 80 na USP
  • Autor: Zanellato, Daniella
  • Orientador: Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos
  • Assuntos: Anos 1980; Usp; Arte/Educação; Democratização; Semana De Arte E Ensino; 1980s; Democratization; Art Education; Week Of Art And Education
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Artes Visuais.
  • Descrição: Esta pesquisa investiga a Semana de Arte e Ensino, realizada de 15 a 19 de setembro de 1980, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), e busca compreendê-la a partir da história e das memórias de diferentes atores que participaram dela. Realizada após a anistia, ainda no período do regime militar, a Semana de Arte e Ensino teve fundamental importância nos processos de redemocratização do ensino da Arte e representou, um marco histórico de manifestação política e democrática na Arte/Educação, já que discutiu os problemas então enfrentados na área em âmbito nacional. Como objetivo desta investigação, buscamos compreender os aspectos históricos, políticos e formativos que envolveram tanto as diferentes etapas de planejamento quanto a realização mesma do evento e suas reverberações, as quais ocorreram nas frentes de resistência coletiva e como um manifesto à liberdade de ideias. O corpus da investigação, além de entrevistas, foi formado por documentos da época, compostos por notícias de jornais de grande circulação e por diferentes fontes ligadas à Semana. Foram encontradas, ainda, fotos e vídeos inéditos e um jornal elaborado pelos alunos da ECA/USP especialmente para o evento. Quanto às bases conceituais, o trabalho se fundamentou nas discussões propostas por Paulo Freire (1967), no que se refere à educação centrada na liberdade, e por Ana Mae Tavares Bastos Barbosa, que fala em uma liberdade construída prática e teoricamente no período (2018a). Já com relação à temática da memória e da história oral, foram utilizadas as concepções sobretudo de Bosi (1994; 2004), dentre outros. Quanto à metodologia, ela se deu no sentido da análise das fontes mencionadas, sendo realizada de acordo com os pressupostos da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. Organizada em eixos temáticos, a Semana contou com conferências, ateliers, debates, cursos, manifestações artísticas que reuniram artistas e intelectuais, como Paulo Freire, Aloísio Magalhães, Noemia Varela, Aracy Amaral, Walter Zanini, Mario Barata, Yan Michalski, Hans J. Koellreuter, Alice Brill, Evandro Carlos Jardim, Maria Duschenes, Ingrid Koudela, Wesley Duke Lee, Marcelo Nitsche, José Miguel Wisnik e Guto Lacaz, para citar alguns dos destaques. Na área de vídeo e televisão, Roberto Sandoval, e o atelier de TV, com a constituição do grupo TVDO, por Tadeu Jungle e Walter Silveira, anunciando, de acordo com Arlindo Machado (2003), a segunda geração de videoartistas do Brasil. De maneira concomitante, acontecia na USP o 1º Congresso da USP que, organizado pela Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo (ADUSP), buscava responder a indagação Para onde vai a USP? Neste contexto de mobilização política, teórica e artística, dentre muitos dos desdobramentos do evento, destacamos a criação da Associação dos Arte/Educadores do Estado de São Paulo; a introdução da imagem na sala de aula; e a instituição da linha de pesquisa em Arte/Educação no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA/USP, a mais antiga do Brasil e locus de formação e multiplicação da área para outras universidades. O estudo evidenciou que as reflexões realizadas durante a Semana repercutiram nas políticas públicas relacionadas à área, do ensino fundamental ao superior, com reflexos também na educação não formal. Além disso, a pesquisa permitiu construir novas proposições sobre a Arte/Educação no Brasil, compreendendo os diálogos estabelecidos no passado como importantes fontes de memória e história para a compreensão da Arte e de seu ensino na atualidade.
  • DOI: 10.11606/T.27.2023.tde-15122023-122243
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2023-06-22
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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