skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
Tipo de recurso
criteria input
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Show Results with:
no título
Show Results with:
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Mostra resultados com:
criteria input
que contêm minhas palavras de busca
com a frase exata
começa com
Mostra resultados com:
Índice
criteria input
E
OU
NÃO
This feature requires javascript
Arquivo-vida na contemporaneidade composições de modos de viver nas fronteiras entre audiovisual, arquivos pessoais e educação
Ingrid Rodrigues Gonçalves Cintya Regina Ribeiro
2020
Localização:
FE - Faculdade de Educação
(TE 301.161 G635a )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Arquivo-vida na contemporaneidade composições de modos de viver nas fronteiras entre audiovisual, arquivos pessoais e educação
Autor:
Ingrid Rodrigues Gonçalves
Cintya Regina Ribeiro
Assuntos:
MULTIMEIOS
;
ARQUIVOS
;
DIGITALIZAÇÃO
;
Archive
;
Arquivos
;
Audiovisual
;
Digital Technology
;
Digitalização
;
Educação
;
Education
;
Subjectivity
;
Subjetividade
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Os modos de vida da contemporaneidade conectam-se a aplicativos e sistemas digitais como se as fronteiras entre os espaços virtual e real não mais existissem, e, nessa composição, entre as diversas vidas online e offline emergisse uma vida outra, constituída por arquivos textuais, audiovisuais, entre outros. Uma produção ininterrupta de registros digitais armazenados em discos rígidos, nuvens e redes. Nesses modos de viver, já estamos entranhados a nossos gadgets, manejando, produzindo e acumulando arquivos de nossas vidas. Continuamente, gerimos documentos de diversos tipos, desde as fotografias feitas em nossos smartphones aos e-mails e arquivos de áudio e vídeo enviados e recebidos em aplicativos de compartilhamento de mensagens. Em meio a esses movimentos, compomos modos de viver e aprender, isto é, mobilizamos processos de subjetivação ao manejar, classificar e por algum motivo decidir manter esses sulcos conosco. Temos como hipótese que modos de viver podem ser compostos ao nos coligarmos com os processos e fluxos dos arquivos de nossas vidas, e, na contemporaneidade, proliferam maneiras de registrarmos grafias vitais utilizando-nos de diversas linguagens, principalmente por meio do audiovisual, tendo em vista vivermos imersos em movimentos entre gadgets inseridos no contexto dos processos de digitalização hodiernos. Ao nos embrenharmos nessas motilidades fronteiriças, podemos transduzir as forças desses processos em materiais composicionais, vergando nossos corpos e
vidas, a pensar, e, concomitantemente, a compor modos de viver. Assim, de certo modo, podemos também amplificar nossas existências, via arquivos. Propomos a invenção do verbo audiovisualizar, visando pensar que, em nossos dias, o audiovisual não se resume a um objeto de estudos, um campo profissional, ou mesmo a ferramentas e técnicas de inscrição de grafias por meio de luzes e sons. Pensamos o audiovisual como um movimento, como fluxos baralhando-se a nossas cotidianidades. Para ponderar tais baralhamentos, trabalhamos com uma série analítica composta por seis filmes, nos quais os realizadores pensam a própria vida e seus modos de composição com arquivos pessoais. São eles: Ao Caminhar entrevi lampejos de beleza, de Jonas Mekas; As praias de Agnès, de Agnès Varda; Santiago uma reflexão sobre o material bruto, e No Intenso Agora, de João Moreira Salles; Por Parte de Pai, de Guiomar Ramos; e, Hachazos, de Andrés Di Tella. Os capítulos estão organizados em três blocos. No primeiro, apresentamos nossos materiais e procedimentos. No segundo, dialogamos com os filmes de nossa série analítica e exploramos questões relacionadas ao gesto de registrar e criar nossas vidas, e, à dispersão dos modos composicionais. No terceiro, trazendo discussões efetuadas nos blocos anteriores, abordamos a problemática da composição de modos de viver relacionada aos processos de digitalização da vida na contemporaneidade. Tomamos como referencial o pensamento de Gilles Deleuze e de Félix Guattari,
além de discussões dos campos do audiovisual, arquivos e educação. Esse trabalho visa contribuir com as pesquisas da área da educação que tomam a produção de subjetividades como problemática, e, além disso, que adentram os campos do audiovisual e dos arquivos para pensar modos de compor dispositivos de pensamento nos espaços entre dessas fronteiras
Data de criação/publicação:
2020
Formato:
204 p anexos.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
E-mail do autor
E-mail do orientador
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO),scope:(USP_EBOOKS),scope:("PRIMO"),scope:(USP),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP_FISICO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript