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Intervenção educativa sobre hipotermia: uma estratégia para aprendizagem em centro cirúrgico

Mendoza, Isabel Yovana Quispe

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem 2011-07-27

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Intervenção educativa sobre hipotermia: uma estratégia para aprendizagem em centro cirúrgico
  • Autor: Mendoza, Isabel Yovana Quispe
  • Orientador: Peniche, Aparecida de Cassia Giani
  • Assuntos: Aprendizagem; Enfermagem Perioperatória; Hipotermia; Hypothermia; Learning; Periperative Nursing
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A hipotermia ainda é um problema que responde por uma proporção de complicações no período pós-operatório que podem ser preveníveis. Apesar da melhora nas técnicas anestésico-cirúrgicas, estima-se que ocorre em mais de 70% dos pacientes no período perioperatório, sendo uma preocupação para a equipe de saúde. Frente a isso, melhorias no treinamento dos profissionais de enfermagem com relação à hipotermia se faz necessário. Os objetivos do estudo foram: Avaliar a influência de intervenções educativas sobre o conhecimento da hipotermia dos Auxiliares de Enfermagem e da assistência de enfermagem no período intraoperatório, identificar a diferença do conhecimento sobre hipotermia do Auxiliar de Enfermagem, após a intervenção educativa e comparar a assistência de enfermagem prestada ao paciente cirúrgico, antes e após a intervenção educativa. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com abordagem metodológica quantitativa, quase experimental, com um grupo de comparação antes e depois. Participaram do estudo 35 auxiliares de enfermagem. Para a coleta de dados, elaborou-se um questionário e um roteiro de observação da assistência direta ao paciente que foram validados pela técnica Delphi. Do total dos profissionais, 91% eram do sexo feminino, 65,7% tinham se formado em instituição privada; 45,7% pertenciam à faixa etária de 20 a 30 anos, 48,6% com tempo de formação entre 1 a 5 anos e 91,4% com tempo de atuação no Centro Cirúrgico entre 1 a 5 anos. O teste t mostrou diferença estatisticamente significante em relação ao conhecimento (p=0,00) e observação direta (p=0,00) após a intervenção educativa; entretanto, o teste de análise de variância para medidas repetidas não mostrou diferença significativa do conhecimento e na assistência direta ao paciente, após a intervenção educativa quando relacionado às variáveis sociodemográficas estudadas. Pelo teste t, todos os itens do questionário referente ao conhecimento sobre hipotermia e ao roteiro de assistência direta ao paciente mostraram diferença significativa, após a intervenção educativa. Concluiu-se que, apesar das limitações deste estudo, se pôde inferir que a intervenção educativa foi efetiva, visto que a diferença nas médias do conhecimento e na assistência direta aumentaram após a intervenção, uma vez que os conceitos sobre hipotermia foram ancorados, ampliados e modificados na estrutura cognitiva dos profissionais de enfermagem, conforme a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel.
  • DOI: 10.11606/T.7.2011.tde-18082011-131146
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Data de criação/publicação: 2011-07-27
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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