skip to main content
Invitado
Mi portal
Mi Cuenta
Cerrar sesión
Identificarse
This feature requires javascript
Tags
Periódicos Eletrónicos
Libros Eletrónicos
Bases de Datos
Bibliotecas de USP
Ayuda
Ayuda
Idioma:
Inglés
Castellano
Portugués (Brasil)
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Búsqueda General
Búsqueda General
Colección Física
Colecciones Físicas
Producción Intelectual USP
Producción USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Búsqueda General
Or select another collection:
Search in:
Búsqueda General
Búsqueda Avanzada
Búsqueda por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
O letramento de crianças em processo de alfabetização em uma escola municipal
Maria Helena Costa Braga Schmidt Marieta Lúcia Machado Nicolau
2001
Disponible en
FE - Faculdade de Educação
(T 001.543 S353L )
(Obténgalo)
This feature requires javascript
Localizaciones y Reservas
Detalles
Comentarios y Etiquetas
Solicitaciones
Servicios adicionales
Navegación virtual
This feature requires javascript
Acciones
Agregar a Mi Portal
Eliminar de Mi Portal
Correo Electrónico
Imprimir
Enlae permanente
Cita bibliográfica
EasyBib
EndNote
RefWorks
Delicious
Exportación RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
O letramento de crianças em processo de alfabetização em uma escola municipal
Autor:
Maria Helena Costa Braga Schmidt
Marieta Lúcia Machado Nicolau
Materias:
ESCRITA
;
ENSINO E APRENDIZAGEM
;
ALFABETIZAÇÃO
Notas:
Tese (Doutorado)
Descripción:
A visão que se tem da escrita no mundo ocidental atual é ainda marcada pela interpretação de que essa construção humana elevou o homem a uma categoria superior em seu processo de desenvolvimento filo e ontogenético. Tal pensamento leva essas mesmas sociedades a julgarem que comunidades iletradas ou pessoas não-alfabetizadas estão em uma fase de evolução anterior às que se utilizam da escrita, especialmente a escrita alfabética, como se a escrita fosse um processo natural do desenvolvimento humano a que mais cedo ou mais tarde todos chegaremos. É notório que de tudo isso decorrem inúmeras posturas: a desvalorização das culturas iletradas, o menosprezo de pessoas não-alfabetizadas nas sociedades letradas e a visão de que o analfabetismo deva ser erradicado como uma doença que acomete os mais incapazes. Ora ve-se programas de educação compensatória, ora constata-se a desistência de um trabalho escolar de qualidade dirigido às crianças de famílias de baixa renda. Contestando as visões de supervalorização da escrita como meio de desenvolvimento superior humano ou como meio de ascensão social, esta pesquisa parte de autores que alertam para a postura etnocêntrica das várias pesquisas realizadas entre comunidades iletradas ou entre sujeitos não-alfabetizados em sociedades letradas, para questionar os lugares sociais destinados a esses sujeitos. A escrita, não traz condições de superioridade cognitiva, mas provoca formas diferentes de organização,
tanto no que diz respeito às relações sociais como também aos modos mentais de solução de problemas e de compreensão de mundo. Defende-se que o domínio da escrita é essencial a todos os que vivem em sociedades letradas devido ao grau de inserção na participação política que ele permite. No entanto não se trata de uma alfabetização genérica, indeterminada. O que se chama domínio da escrita, que possibilitará ao sujeito uma participação política mais efetiva na sociedade é ) aquele que visa o letramento, ou seja, a capacidade de saber usar a língua e a linguagem de formas diversas, de acordo com o que requer cada situação discursiva. A função da escola torna-se, assim, contribuir para que seu aluno seja "poliglota em sua própria língua", como o disse o gramático Evanildo Bechara em entrevista a um programa de televisão. Perseguindo esse objetivo, o trabalho é analisado com projetos pedagógicos definidos pela tipologia textual mais comumente utilizada na sociedade, dirigidos a crianças de 1º série do ensino fundamental, de uma escola pública municipal da cidade de São Paulo
Fecha de creación:
2001
Formato:
335 p.
Idioma:
Portugués
Enlaces
Este registro en el Catálogo
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Volver a la lista de resultados
Anterior
Resultado
2
Siguiente
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando en bases de datos remotas, por favor espere
Buscando por
en
scope:(USP_PRODUCAO),scope:(USP_EBOOKS),scope:("PRIMO"),scope:(USP),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP_FISICO),primo_central_multiple_fe
Mostrar lo que tiene hasta ahora
This feature requires javascript
This feature requires javascript