skip to main content

Students' satisfaction with simulated clinical experiences validation of an assessment scale

Rui Carlos Negrão Baptista José Carlos Amado Martins; Maria Fátima Carneiro Ribeiro Pereira; Alessandra Mazzo

Revista Latino-Americana de Enfermagem Ribeirão Preto v. 22, n. 5, p. 709-715, 2014

Ribeirão Preto 2014

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd R 321 p.709-715 2678885 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Students' satisfaction with simulated clinical experiences validation of an assessment scale
  • Autor: Rui Carlos Negrão Baptista
  • José Carlos Amado Martins; Maria Fátima Carneiro Ribeiro Pereira; Alessandra Mazzo
  • Assuntos: SATISFAÇÃO (AVALIAÇÃO); ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS (ENFERMAGEM); SIMULAÇÃO
  • É parte de: Revista Latino-Americana de Enfermagem Ribeirão Preto v. 22, n. 5, p. 709-715, 2014
  • Notas: Artigo publicado em periódico multilíngue: texto em inglês, português e espanhol. Disponível on-line
  • Descrição: Objetivo: validar um instrumento de avaliação da satisfação dos estudantes de Enfermagem com as experiências clínicas simuladas. Método: uma escala de 17 itens foi aplicada a estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem, depois de um conjunto de experiências clínicas simuladas. Realizada análise fatorial com rotação ortogonal Varimax, assim como a estimativa da consistência interna para determinar a validade da escala. Resultados: com uma amostra de 181 estudantes, obteve-se elevada correlação de praticamente todos os itens com o total da escala, com um valor de alpha de 0,914. Os itens da escala foram divididos em três fatores: dimensão prática, dimensão realismo e dimensão cognitiva, com uma boa consistência interna de 0,89, 0,88 e 0,73, respetivamente. Conclusão: a escala cumpre os requisitos de validade, revelando elevado potencial para utilização em investigação
    Objetivo: validar un instrumento de evaluación de la satisfacción de los estudiantes de enfermería con las experiencias clínicas simuladas. Método: una escala de 17 ítems fue aplicada a estudiantes del Curso de Licenciatura en Enfermería, tras un conjunto de experiencias clínicas simuladas. Fue desarrollado análisis factorial con rotación ortogonal varimax, además de estimada la consistencia interna para determinar la validez de la escala. Resultados: con una muestra de 181 estudiantes, alcanzamos alta correlación de prácticamente todos los ítems con el total de la escala, con valor de Alfa de 0,914. Los ítems de la escala fueron divididos en 3 factores: dimensión práctica, dimensión realismo y dimensión cognitiva, con buena consistencia interna de 0,89; 0,88 y 0,73 respectivamente. Conclusión: la escala cumple los requisitos de validez, revelando gran potencial para utilización en investigación
  • Editor: Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: p. 709-715.
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.