skip to main content

O uso da modelagem matemática no ensino de funções: uma abordagem dinâmica e variacional

Ramunno, Ronaldo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Matemática e Estatística 2019-01-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O uso da modelagem matemática no ensino de funções: uma abordagem dinâmica e variacional
  • Autor: Ramunno, Ronaldo
  • Orientador: Bianconi, Ricardo
  • Assuntos: Educação Matemática; Ensino De Funções; Ensino Médio; Modelagem Matemática; Functions Teaching; Mathematical Modeling; Mathematics Education; Secondary School
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Descrição: Este trabalho teve como tema de estudo o uso da Modelagem Matemática para o ensino e aprendizagem de funções na Educação Básica. O objetivo foi realizar uma alternativa pedagógica de ensino usando a Modelagem Matemática para abordar o conceito de função em uma perspectiva dinâmica e variacional e desenvolver nos alunos a capacidade de matematização de uma situação-problema usando funções. A proposta foi desenvolver, planejar, realizar e analisar uma alternativa pedagógica de ensino com alunos da 3a série do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de São Paulo/SP. Nesse estudo pretendemos em um primeiro momento, investigar o papel da Modelagem Matemática na resolução de problemas que envolvam funções elementares. Em nossa investigação, enfatizamos a relação dinâmica entre as variáveis. Foi posteriormente desenvolvido o conceito de taxa de variação instantânea. A estratégia metodológica usada foi um estudo experimental que se deu por meio de uma alternativa pedagógica de ensino elaborada de modo que a aprendizagem ocorresse em estágios gradativos de abstração e complexidade. A análise de dados coletados foi de natureza qualitativa baseadas nas pesquisas na área de Modelagem Matemática, Aprendizagem Significativa de Ausubel e Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval.
  • DOI: 10.11606/D.45.2019.tde-06122019-095026
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Matemática e Estatística
  • Data de criação/publicação: 2019-01-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.