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A experiência do status
Alexandre Bergamo Idargo Sérgio Miceli
2000
Localização:
FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas
(T IDARGO, A.B. 2000 )
(Acessar)
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Título:
A experiência do status
Autor:
Alexandre Bergamo Idargo
Sérgio Miceli
Assuntos:
SOCIOLOGIA DO COTIDIANO
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Notas Locais:
Sociologia
Descrição:
O presente trabalho consiste numa análise do campo da moda tal qual estruturado nos dias de hoje no Brasil e, em especial, em São Paulo. O que confere uma forma própria ao campo é a possibilidade de que determinadas crenças e de que determinadosvalores ganhem força de realidade e permitam aos indivíduos imprimirem um sentido específico a suas ações, assim como um significado para a posição que eles ocupam no interior tanto do campo da moda quanto da estrutura social como um todo, parao status e para a imagem que eles concebem para si próprios. Sob diversas formas a moda nos mostra que essas crenças e esses valores ganham força de realidade apenas quando os sentimentos envolvidos ganham expressão simbólica, quando diante decondições materiais capazes de lhe conferir realidade, e quando as apostas e os investimentos individuais encontram uma possibilidade de realização. Nela estão depositados valores, crenças, expectativas, interesses, ilusões, sonhos eexperiências. Quando tudo isso encontra condições materiais próprias passa a adquirir força de realidade, a aglutinar pessoas que compartilham a mesmas expectativas e os mesmos interesses, a fazer valer a crença na realidade de cada uma dessascoisas. A moda é, com isso, indissociável da possibilidade que ela representa de permitir que determinados sentimentos ganhem expressão simbólica
Data de criação/publicação:
2000
Formato:
163 p.
Idioma:
Português
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