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A experiência do status

Alexandre Bergamo Idargo Sérgio Miceli

2000

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (T IDARGO, A.B. 2000 )(Acessar)

  • Título:
    A experiência do status
  • Autor: Alexandre Bergamo Idargo
  • Sérgio Miceli
  • Assuntos: SOCIOLOGIA DO COTIDIANO
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Sociologia
  • Descrição: O presente trabalho consiste numa análise do campo da moda tal qual estruturado nos dias de hoje no Brasil e, em especial, em São Paulo. O que confere uma forma própria ao campo é a possibilidade de que determinadas crenças e de que determinadosvalores ganhem força de realidade e permitam aos indivíduos imprimirem um sentido específico a suas ações, assim como um significado para a posição que eles ocupam no interior tanto do campo da moda quanto da estrutura social como um todo, parao status e para a imagem que eles concebem para si próprios. Sob diversas formas a moda nos mostra que essas crenças e esses valores ganham força de realidade apenas quando os sentimentos envolvidos ganham expressão simbólica, quando diante decondições materiais capazes de lhe conferir realidade, e quando as apostas e os investimentos individuais encontram uma possibilidade de realização. Nela estão depositados valores, crenças, expectativas, interesses, ilusões, sonhos eexperiências. Quando tudo isso encontra condições materiais próprias passa a adquirir força de realidade, a aglutinar pessoas que compartilham a mesmas expectativas e os mesmos interesses, a fazer valer a crença na realidade de cada uma dessascoisas. A moda é, com isso, indissociável da possibilidade que ela representa de permitir que determinados sentimentos ganhem expressão simbólica
  • Data de criação/publicação: 2000
  • Formato: 163 p.
  • Idioma: Português

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