skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

A atividade orientadora de ensino como alternativa metodológica para a abordagem de metais pesados na disciplina de Química Analítica Qualitativa

João Ricardo Sanchez Daniela Gonçalves de Abreu

2014

Localização: FFCLRP - Fac. Fil. Ciên. Let. de R. Preto    (Sanchez, João Ricardo )(Acessar)

  • Título:
    A atividade orientadora de ensino como alternativa metodológica para a abordagem de metais pesados na disciplina de Química Analítica Qualitativa
  • Autor: João Ricardo Sanchez
  • Daniela Gonçalves de Abreu
  • Assuntos: QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA; METAIS PESADOS; PRÁTICA DE ENSINO; Atividade Orientadora De Ensino; Methodology; Metodologia; Qualitative Analytical Chemistry; Teaching Guiding Activity
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A disciplina Química Analítica Qualitativa (QAQ), no contexto do Departamento de Química (DQ) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), passou ao longo dos anos por uma redução de sua carga horária, que era de 11 horas semanais (1990) para 6 horas semanais (2001). Com a limitação na carga horária de QAQ, alguns grupos analíticos (grupos IV e V Metais Pesados), foram aos poucos, deixando de ser abordados no curso de Licenciatura e Bacharelado em Química, ofertados pelo DQ. Devido à importância destes metais na atualidade, acreditamos que não poderiam ser suprimidos do currículo do nosso curso. Desta forma, elaborou-se uma AOE sobre os grupos analíticos IV e V, que haviam sido retirados da marcha analítica e nesta dissertação o objetivo foi investigar a potencialidade da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) como estratégia de ensino-aprendizagem em QAQ. A fundamentação teórica deste trabalho pautou-se nos estudos de Vygotsky sobre atividade e consciência e também na Teoria da Atividade proposta por Leontiev. Participaram da AOE 23 alunos da Licenciatura em Química, regularmente matriculados na disciplina de QAQ, que é oferecida no terceiro semestre do curso. A AOE foi desenvolvida no 1o Semestre de 2013 e incluiu três encontros previamente acordados e inseridos no cronograma da disciplina. Os dois primeiros encontros foram desenvolvidos em duas aulas simples de 1h40, para a discussão teórica acerca do tema central - metais pesados - e
    consequente método de identificação e separação dos mesmos. Nestes, os alunos desenvolveram uma proposta de rota de separação, pautados em uma notícia acerca da utilização de metais em batons e brilhos labiais. O terceiro encontro foi desenvolvido no laboratório didático experimental, em uma aula dupla de 3h30, na qual os alunos colocaram em prática a rota proposta, ao manipularem uma amostra fictícia dos cosméticos. Os encontros foram vídeos gravados, transcritos e posteriormente analisados a partir do método dialético. A metodologia de pesquisa adotada foi a pesquisa participante. A AOE como metodologia de ensino propiciou a interação entre os alunos da disciplina e o professor/pesquisador. Mobilizou os alunos a buscarem informações que pudessem solucionar os problemas relativos aos metais pesados, bem como articular as mesmas estabelecendo nexos entre elas e assim, conceber os conceitos envolvidos. No momento de discussão, pôde-se notar o favorecimento de nexos relacionados à: toxicidade dos metais e seus efeitos no corpo humano; bioacumulação e biomagnificação, saúde do homem, efeito das ações do homem no meio ambiente, impacto do conhecimento científico na sociedade e ambiente, proposta de identificação e separação, entre outros. Os momentos de fala externa para o grupo favoreceram que os alunos organizassem seu pensamento e sua compreensão dos conceitos. Esta AOE foi inserida na matriz curricular na disciplina e contribuiu para a avaliação dos alunos, que receberam
    uma nota na forma de Prática como Componente Curricular, item exigido no projeto político pedagógico do curso de Licenciatura em Química
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: 95 p anexos.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.