skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Instrumentos de avaliação na atividade experimental da disciplina de Química Analítica Qualitativa

Renata Bernardo Araújo Yassuko Iamamoto

2014

Localização: FFCLRP - Fac. Fil. Ciên. Let. de R. Preto    (Araújo, Renata Bernardo )(Acessar)

  • Título:
    Instrumentos de avaliação na atividade experimental da disciplina de Química Analítica Qualitativa
  • Autor: Renata Bernardo Araújo
  • Yassuko Iamamoto
  • Assuntos: QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (INSTRUMENTOS); QUÍMICA (ENSINO); Alternative Formative Assessment; Aprendizagem; Assessment Tools; Avaliação Formativa Alternativa; Instrumentos De Avaliação; Learning; Qualitative Analytical Chemistry
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A avaliação somativa é a que prevalece nas instituições de ensino superior, os instrumentos de avaliação tradicionalmente utilizados (provas e relatórios) fornecem informações sobre a aprendizagem de conteúdos conceituais e ficam à margem a avaliação dos conteúdos procedimentais e atitudinais. Além disso, provas e relatórios são realizados num momento final das atividades, tardio para um feedback adequado, não havendo tempo para intervir na aprendizagem. Emerge nesse contexto a necessidade de se estudar e refletir sobre os processos avaliativos utilizados na disciplina de Química Analítica Qualitativa (QAQ). Diante disto, tinha-se uma pergunta: haveriam instrumentos adequados e ao mesmo tempo abrangentes que permitissem melhorar o processo avaliativo na disciplina QAQ? Com o objetivo de responder a esta questão foram aplicadas e analisadas duas modalidades de instrumentos de avaliação: pré-exercícios de laboratório (PEL) e grades de observação (GO). Esta pesquisa é de natureza qualitativa, e foi fundamentada em contribuições teóricas de autores que são a favor da avaliação no decorrer do processo de ensino. Sendo assim, teve-se como uma das principais referências Fernandes (2006), que propõe a expressão Avaliação Formativa Alternativa (AFA), alternativa a tradições avaliativas em que o resultado é obtido após o processo de ensino e aprendizagem. Na AFA o professor vai obtendo informações sobre a aprendizagem dos alunos, permitindo assim, o feedback das atividades propostas,
    interações aluno-professor, e as notas são consideradas pois estas servem como registro. A pesquisa foi desenvolvida no decorrer da disciplina QAQ, com a turma do terceiro semestre do curso de Licenciatura em Química noturno na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Concluiu-se que os instrumentos de avaliação PEL e GO foram eficientes no acompanhamento da aprendizagem dos alunos no decorrer da disciplina. Estes instrumentos proporcionaram a AFA, e complementam a avaliação realizada tradicionalmente na disciplina QAQ, dessa forma reforçam o acompanhamento dos alunos contribuindo para a melhoria na aprendizagem e no processo de avaliação da disciplina
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: 82 p anexos.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.