skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

A teoria da atividade como instrumento de análise da escola: o caso da EMAE

Tavares, Luciani Bueno

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2012-08-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A teoria da atividade como instrumento de análise da escola: o caso da EMAE
  • Autor: Tavares, Luciani Bueno
  • Orientador: Mattos, Cristiano Rodrigues de
  • Assuntos: Ensino De Ciências; Escola Hospitalar; Formação De Professores; Teoria Da Atividade; Activity Theory; School Hospital; Science Education; Teacher Training
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A presente dissertação possui como problemática de pesquisa o trabalho docente na Escola Móvel/Aluno Específico, localizada na cidade de São Paulo. A atuação de profissionais da área de educação em ambientes hospitalares ocorre no Brasil desde a década de cinquenta. Todavia, trata-se de um campo de investigação científica ainda pouco explorado, em especial quando lançamos o olhar sobre o Ensino de Ciências neste contexto. Como base teórica, foi utilizada a Teoria da Atividade como uma ferramenta analítica da atividade docente. A escolha e aplicação deste instrumento teórico-metodológico justificam-se pelo enfoque no desenvolvimento humano nos âmbitos sociais, culturais e históricos, em que a ação individual adquire sentido através das relações que se estabelecem na atividade coletiva. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de ciências que atuaram em diferentes períodos na escola hospitalar e também com coordenadores. A análise dos dados permitiu identificar dimensões de contradições que expressam algumas das características do ser docente na escola hospitalar. Tais evidências explicitam a necessidade de repensarmos os cursos universitários de Licenciaturas, de modo, que incluam no seu processo formativo meios de preparar o professor para que consiga se adaptar a diferentes tipos de ambientes pedagógicos com diferentes tempos, espaços e finalidades.
  • DOI: 10.11606/D.81.2012.tde-26022013-102656
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2012-08-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.