skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Lugares-comuns da perfeição musical em Johann Mattheson
Mônica Lucas
Revista 4'33'': Revista Online de Investigación Musical Buenos Aires v. 8, n. 2, p. 14-24, dic. 2016
Buenos Aires 2016
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Lugares-comuns da perfeição musical em Johann Mattheson
Autor:
Mônica Lucas
Assuntos:
Mattheson, Johann 1681-1764
;
MÚSICA -- SÉCULO 17 SÉCULO 18 -- ALEMANHA
;
TEORIA MUSICAL
;
COMPOSIÇÃO MUSICAL
;
RETÓRICA
;
POÉTICA
;
Der vollkommene Capellmeister = O mestre-de-capela perfeito (livro)
;
Retórica Musical
;
Musica Poetica
;
Músico Perfeito
É parte de:
Revista 4'33'': Revista Online de Investigación Musical Buenos Aires v. 8, n. 2, p. 14-24, dic. 2016
Notas:
Disponível em: https://revista433.damus.musica.ar/index.php/principal/article/view/52. Acesso em: 21 maio 2021
Descrição:
O Der vollkommene Capellmeister [“O mestre-de-capela Perfeito”] é o último escrito musical de Johann Mattheson (1671-1764) e, sem dúvida, sua obra mais ambiciosa. Ela representa o mais importante dos escritos pertencentes ao gênero de preceptivas musicais conhecidas como musica poetica – um conjunto de tratados surgidos entre os sécs. XVI e XVIII que faz uso sistemático de conceitos oriundos da instituição oratória para descrever os elementos da composição e da actio musical. Neste texto, será examinada a maneira como Mattheson se representa em sua autobiografia, não como sujeito individual, mas como tipo cortesão humanista, cristão, luterano, propondo uma leitura da mesma a partir da chave retórica. Em seguida, discorrer-se-á sobre lugares comuns aplicados à descrição da perfeição oratória e musical em retóricas latinas e sua emulação por Mattheson: a possibilidade real de se atingir este ideal, os requisitos para alcançá-la, a contribuição da natureza e da arte para esta tarefa e a importância de conhecimentos extrínsecos à técnica musical para se atingir este ideal
Editor:
Buenos Aires
Data de criação/publicação:
2016
Formato:
p. 14-24.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Acesso ao servidor eca
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO),scope:(USP_EBOOKS),scope:("PRIMO"),scope:(USP),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP_FISICO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript