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Simulação virtual por computador no ensino de enfermagem relato de experiência

Aline Natalia Domingues Chris Mayara Tibes; Jéssica David Dias; Ursula Marcondes Westin; Silvia Helena Zem-Mascarenhas; Luciana Mara Monti Fonseca

Revista de Enfermagem da UFPI Teresina v. 6, n. 4, p. 70-74, 2017

Teresina 2017

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Simulação virtual por computador no ensino de enfermagem relato de experiência
  • Autor: Aline Natalia Domingues
  • Chris Mayara Tibes; Jéssica David Dias; Ursula Marcondes Westin; Silvia Helena Zem-Mascarenhas; Luciana Mara Monti Fonseca
  • Assuntos: SIMULAÇÃO; EDUCAÇÃO EM SAÚDE -- ENFERMAGEM; JOGOS DE COMPUTADOR; TECNOLOGIA EDUCACIONAL; SEGURANÇA DO PACIENTE; Computer Simulation; Nursing Education; Video Game; Educational Technology; Patient Safety; Simulação Por Computador; Educação Em Enfermagem; Jogos De Vídeo; Tecnologia Educacional; Educación En Enfermería; Juegos De Video; Tecnología Educacional; Seguridade Del Paciente; Simulacíon Por Computador
  • É parte de: Revista de Enfermagem da UFPI Teresina v. 6, n. 4, p. 70-74, 2017
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 07 fev. 2019
  • Descrição: Objetivo: relatar a experiência da utilização de uma simulação virtual por computador no ensino de segurança do paciente para alunos de graduação em enfermagem. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, a partir de uma atividade prática de simulação por computador. A atividade ocorreu em duas etapas com a coordenação de quatro tutores. Na primeira etapa foi ministrada uma palestra sobre o tema “segurança do paciente” e na segunda houve a aplicação de uma atividade prática de simulação virtual por computador através do serious game “Cuidando Bem”. Ao final, 11 alunos participaram da atividade integralmente. Resultados: recursos tecnológicos aliados à educação na área da saúde têm se mostrado bastante eficientes. Há maior motivação por conta das vantagens gráficas desse tipo de recurso e pode ser visto como um dos atrativos que fazem com que os usuários fixem melhor o conteúdo proposto. Conclusão: a inserção do serious game na disciplina demonstrou ser uma forma atual e inovadora do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação dentro do processo de ensino e de aprendizagem em tempo real, atendendo as expectativas dos estudantes e trazendo uma interação rápida e eficaz dos discentes com a simulação proposta
    Objetivo: relatar la experiencia de la utilización de una simulación virtual por ordenador en la enseñanza de seguridad del paciente para estudiantes de graduación en enfermería. Metodología: estudio descriptivo, tipo relato de experiencia, a partir de una actividad práctica de simulación por ordenador. La actividad ha ocurrido en dos etapas con la coordinación de cuatro tutores. En la primera etapa se dio una conferencia sobre "seguridad del paciente" y en la segunda hubo la aplicación de una actividad práctica de simulación por ordenador con el serious game "Cuidando Bien". Al final, 11 estudiantes participaron de la actividad en su totalidad. Resultados: recursos tecnológicos aliados a la educación en la salud se han mostrado bastante eficientes. Hay una mayor motivación por los beneficios gráficos de este tipo de recurso y puede ser visto como uno de los atractivos que hacen que los usuarios aprendan mejor el contenido propuesto. Conclusión: la inserción del juego en la disciplina demostró ser una forma actual e innovadora del uso de Tecnologías de Información y Comunicación dentro del proceso de enseñanza y aprendizaje en tiempo real, atendiendo las expectativas de los estudiantes y trayendo una interacción rápida y eficaz con la simulación propuesta
  • Editor: Teresina
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: p. 70-74.
  • Idioma: Português

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