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Estudo de representações de imagens de múltiplos domínios a partir de aprendizado profundo não supervisionado e semi-supervisionado

Cavallari, Gabriel Biscaro

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação 2022-05-24

Acesso online

  • Título:
    Estudo de representações de imagens de múltiplos domínios a partir de aprendizado profundo não supervisionado e semi-supervisionado
  • Autor: Cavallari, Gabriel Biscaro
  • Orientador: Ponti, Moacir Antonelli
  • Assuntos: Aprendizado De Características; Aprendizado Não Supervisionado; Aprendizado Profundo; Aprendizado Semisupervisionado; Auto-Supervisão; Semi-Supervised Learning; Self-Supervision; Feature Learning; Deep Learning; Unsupervised Learning
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Sistemas atuais de visão computacional demonstram excelente desempenho em uma variedade de benchmarks, como detecção de objetos, reconhecimento e segmentação semântica de imagens. O treinamento dessas redes segue principalmente o paradigma de aprendizado supervisionado, em que são necessários muitos pares de entrada-saída para o treinamento. No entanto, grandes quantidades de dados rotulados manualmente são custosos e complexos de obter. Portanto, o aprendizado sem a necessidade de dados anotados é de grande importância para aproveitar a grande quantidade de dados visuais não rotulados geralmente disponíveis. Para enfrentar esse desafio, métodos de aprendizado não supervisionado e semi-supervisionado podem auxiliar na utilização de dados não rotulados para reduzir a dependência de grandes conjuntos de dados rotulados. Esta pesquisa tem como objetivo investigar diferentes arquiteturas e estratégias de treinamento que consideram uma situação em que se tem apenas dados não rotulados e dados rotulados limitados. Nossa hipótese é que essa estratégia melhora a generalização e a discriminação do espaço de características aprendido. Por meio de tarefas auxiliares, diferentes bases de dados e experimentos extensivos, concluímos que tanto o aprendizado semi-supervisionado quanto o auto-supervisionado seguido de ajuste fino geram representações discriminativas. Ainda, que essas representações tendem a ser mais robustas à ataques quando comparadas àquelas aprendidas em contextos puramente supervisionados.
  • DOI: 10.11606/D.55.2022.tde-08082022-084706
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
  • Data de criação/publicação: 2022-05-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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