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Estudo Comparativo da Formação de Professores no Brasil e na Finlândia: reflexões iniciais sobre o conceito de liderança educacional

Ribeiro, Natacha Soares

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2020-08-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Estudo Comparativo da Formação de Professores no Brasil e na Finlândia: reflexões iniciais sobre o conceito de liderança educacional
  • Autor: Ribeiro, Natacha Soares
  • Orientador: Miranda, Maria Eliza
  • Assuntos: Estudo Comparativo; Cultura De Educação; Quarta Via; Educação; Liderança Educacional; Formação De Professores; Fourth Way; Comparative Study; Educational Leadership; Education; Culture Of Education; Teacher Training
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente trabalho trata de um estudo comparativo que envolve a formação de professores no Brasil e na Finlândia em consonância com as condições econômicas, políticas e sociais de ambos os países na Era da Informação e da Conectividade. A princípio a comparação parece impossível devido às diferenças geográficas, históricas, políticas e sociais existente entre esses países. Contudo, traçamos os aspectos críticos da formação profissional dos professores finlandeses e brasileiros, partindo do pressuposto que modelos educacionais não podem ser transplantados. O marco histórico deste estudo é a década de 1990, em virtude das intensas transformações sociais, econômicas e políticas na Finlândia e no Brasil, sendo necessário recorrer a uma breve história educacional de ambos para compreendermos a formação de professores atual. A Finlândia chama a atenção por conseguir associar suas reformas educacionais a um projeto de educação que coloca o professor como uma das principais chaves para a transformação social ancorado em uma forte cultura de educação. Em contrapartida, apesar do Brasil realizar reformas estruturais no seu sistema educacional, observamos que essas reformas não foram estruturantes e não promoveram uma formação profissional de alta qualidade, que colocasse o professor como agente da transformação, amputando a possibilidade de formação de uma cultura de educação no país. Por fim, nossa metodologia considerou duas pesquisas organizadas pela OECD sobre liderança na Finlândia e no Brasil, e uma oficina realizada com professores do grupo de pesquisa \"A Contribuição das Figuras de Wolff e das Concepções de Mediação para o Ensino de Geografia na Era da Conectividade e da Informação\". A oficina se estruturou a partir da questão \"Estão os professores brasileiros dispostos a assumir seu papel de liderança diante dos problemas da educação pública?\". Nessa oficina foi possível prospectar sobre a possibilidades do professor se tornar líder em sua escola e distrito educacional associando este debate ao conceito Quarta Via, que envolve reformas sociais e implicam diretamente na educação.
  • DOI: 10.11606/D.8.2020.tde-16102020-154948
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2020-08-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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