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Caminhos para o advento da Escola de aprendizes artífices de São Paulo (1910-1930) um projeto das elites para uma sociedade assalariada

Márcia D´Angelo Benedicto Heloiz Nascimento

2000

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (Disponível apenas online )(Acessar)

  • Título:
    Caminhos para o advento da Escola de aprendizes artífices de São Paulo (1910-1930) um projeto das elites para uma sociedade assalariada
  • Autor: Márcia D´Angelo
  • Benedicto Heloiz Nascimento
  • Assuntos: HISTÓRIA DO BRASIL -- SÃO PAULO; EDUCAÇÃO; ENSINO PROFISSIONAL E TÉCNICO; Ensino Profissionalizante; Professional Teaching
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: História econômica
  • Descrição: O objetivo desse trabalho foi caracterizar a Escola de Aprendizes Artífices de São Paulo, criada em 1909, como uma instituição que atendia às especificidades de São Paulo na época, como nacionalizar os trabalhadores, majoritariamenteestrangeiros. Assim, cuidava-se de transmitir a língua e a cultura brasileira; a disciplina baseada na assiduidade, pontualidade, respeito à hierarquia e principalmente educar os futuros artífices, mestres e contra mestres, através de um ensinoracional e "científico", no sentido de descaracterizar o "conhecimento empírico" desses trabalhadores. A referida escola, apesar de ter sido criada por Nilo Peçanha possivelmente, no sentido educar os "desfavorecidos da fortuna", ilustrando atese de uma elite brasileira, não representativa do polo dinâmico e que propunha, no Congresso Agrícola de 1878, no Rio de Janeiro, o aproveitamento da mão-de-obra livre pobre e ex-escrava, acabava por corresponder às expectativas da burguesiamoderna paulista, que, no mesmo Congresso, fora vencedora ao propor o uso do imigrante no mercado de trabalho livre nacional. Diferentemente de suas congêneres nacionais, o seu alunado era formado por filhos de operários, profissionais urbanos epelos próprios operários. Enquanto isso, e dando continuidade ao projeto da fração de elite "moderna" paulista, houve na década de 1920 a criação da Escola de Mecânica Prática do Liceu de Artes e Ofícios, a criação do Centro Ferroviário deEnsino e Seleção Profissional em 1934
    e em 1942 a criação do SENAI, tendo como figura chave o engenheiro suiço Roberto Mange, inaugurando a seriação metódica, com a parcelização da produção e a requalificação por função, indicando um processoque iria ocorrer nas Escolas de Aprendizes Artífices de modo muito mais moroso
  • Data de criação/publicação: 2000
  • Formato: 282 p anexos.
  • Idioma: Português

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