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O funcionamento do discurso do marketing esportivo em campanhas publicitárias e matérias jornalísticas

Pascoal Luiz Tambucci Waldenyr Caldas

2000

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t070.44 T156f e.2 )(Acessar)

  • Título:
    O funcionamento do discurso do marketing esportivo em campanhas publicitárias e matérias jornalísticas
  • Autor: Pascoal Luiz Tambucci
  • Waldenyr Caldas
  • Assuntos: MARKETING ESPORTIVO; ANÁLISE DO DISCURSO; JORNALISMO; CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS; LINGUAGEM JORNALÍSTICA
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este estudo reflete sobre o funcionamento do discurso do marketing esportivo inscrito na publicidade e no jornalismo, centrado na perpetuação da imagem do esporte que é o produto central em tomo do qual esse discurso se organiza. Para cumpriresse objetivo, observa-se como esse discurso trabalha seus produtos de referência (esportistas heroicizados, eventos, marcas e produtos relacionados ao esporte) e produtos de associação (marcas e produtos não relacionados ao esporte), de modo aconferir um novo valor-signo aos produtos envolvidos. A análise e discussão apresentadas fundamentam-se nos dispositivos teóricos da Análise de Discurso da escola francesa que, por sua vez, compreende o discurso em função das condiçõessócio-históricas que o constituem. O corpus desta pesquisa é composto por campanhas publicitárias voltadas para a aceitação de marcas relacionadas ou não ao esporte e produtos não relacionados ao esporte, envolvendo ídolos do esporte que, emfunção de sua atuação, foram heroicizados e que, conseqüentemente, desfrutam de acentuada credibilidade junto aos interlocutores desse discurso. As matérias jornalísticas analisadas concentram-se nas campanhas de candidatura do Rio de Janeiropara sediar os JOGOS OLÍMPICOS de 2004 e do Brasil para sediar a COPA DO MUNDO de 2006. A análise das campanhas de candidaturas brasileiras é contrastada com a campanha de candidatura da cidade de Barcelona para sediar as OLIMPÍADAS de 1992 e acobertura que a imprensa internacional
    deu a esse evento. Os resultados apontam que o discurso do marketing esportivo se inscreve na formação discursiva da mídia com enfoque na informação e constitui o discurso da mídia com ênfase napublicidade. A condição de enunciar de outros lugares permite que esse discurso instaure os sentidos que perpetuam a imagem perfeita do seu produto central - o ESPORTE - no pódio do imaginário da humanidade
  • Data de criação/publicação: 2000
  • Formato: 243 p.
  • Idioma: Português

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