skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Do limão faço uma limonada: estratégias de resistência de professores negros de língua inglesa

Nascimento, Gabriel

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2020-01-15

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Do limão faço uma limonada: estratégias de resistência de professores negros de língua inglesa
  • Autor: Nascimento, Gabriel
  • Orientador: Souza, Lynn Mario Trindade Menezes de
  • Assuntos: Autobiografias; Autoetnografia; Professores Negros De Língua Inglesa; Racismo; Autobiographies; Autoethnography; Black English Language Teachers; Racism
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A presente tese é composta de uma autoetnografia construída a partir de autobiografias de professores negros de língua inglesa, dentre os quais eu, o próprio pesquisador, com o objetivo de traçar as diversas formas de resistência desses professores ao processo de racialização através da língua. Tendo como ponto de partida de que há racialização no ensino de língua inglesa no país, e tendo como base a ideia de colonialidade do poder na América Latina, nesta tese compreendo a linguagem como zona do ser/não-ser que, a partir da racialização, influencia as trajetórias individuais e coletivas de professores de inglês através de práticas de racismo cordial, em que a língua negativa ou positivamente é construída como parte de um eterno questionamento de nossa competência como falante/professor. Os pontos de partida que orientam minha pesquisa são a ideia de heterogeneidade do negro, a visão de responsabilização do branco pelo racismo e a consequente desresponsabilização do negro, além da possibilidade da linguagem figurar como uma arma do falante/professor negro de língua inglesa como editor de sua própria agentividade no mundo. Entendo, assim, o negro como um signo que se pretende inicialmente instaurado pelo branco/colonialidade/racismo. Nesta tese defendo, no entanto, que o signo da raça é ressignificado pelo negro de maneira a resistir, de maneira que ele, o sujeito negro, o transforma em um signo duplo de opressão e resistência. Busco, portanto, teorizar racialização, raça e racismo de maneira a compreender seus sentidos para além do racialismo do século XIX e do culturalismo racialista do século XX. Entre os pressupostos linguísticos que dão um Sul a esta tese estão aqueles que consideram a língua como um regime metadiscursivo e analisam a relação entre o inglês, a colonialidade e o imperialismo, além daqueles que situam o racismo/racialização das políticas linguísticas e da própria área de ensino de línguas. A metodologia adotada mescla traços de uma História de vida, com narrativas autobiográficas de professoras/es negros de língua inglesa e uma autoetnografia de mim enquanto professor. Os resultados, escritos em torno de um capítulo literário, e apresentados através de narrativas autobiográficas, apontam para diversas estratégias de resistência desses professores na língua, como a resistência à língua como zona do não-ser, à raça como fantasia política e ao racismo como fantasma político, bem como a possibilidade de ressignificar o signo raça, de opressão à resistência. Ofereço, com esta pesquisa, a possibilidade de fortalecer um enegrecimento epistêmico de nossa área, em que se possa repensar criticamente as consequências do racismo estrutural e de suas facetas na formação de professores de língua inglesa, o enegrecimento da teoria decolonial e o combate ao racialismo e culturalismo racialista nas teorias raciais modernas tendo, como pano de fundo, um devir negro no ensino de línguas e a ideia de raça como signo duplo, de opressão, mas de resistência do negro/negra.
  • DOI: 10.11606/T.8.2020.tde-23092020-130036
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2020-01-15
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.