skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Continued education and teacher's professional development: paradigms, knowledge and practices in graduate courses in physical education; A formação continuada e o desenvolvimento profissional do professor: paradigmas, saberes e práticas nos cursos de especialização em educação física escolar

Alves, Wanderson Ferreira

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 19 n. 1 (2005); 35-48

Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte 2005-03-01

Acesso online

  • Título:
    Continued education and teacher's professional development: paradigms, knowledge and practices in graduate courses in physical education; A formação continuada e o desenvolvimento profissional do professor: paradigmas, saberes e práticas nos cursos de especialização em educação física escolar
  • Autor: Alves, Wanderson Ferreira
  • Assuntos: Educação Física; Formação Continuada; Paradigmas De Formação; Physical Education; Continued Education; Paradigms Of Formation
  • É parte de: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 19 n. 1 (2005); 35-48
  • Descrição: The aim of this study is to understand and analyze the teaching formation paradigm in graduated courses in Physical Education in the state of Goias, Brazil. Two courses were analyzed, one offered by a state university and another by a federal university. We interviewed teachers, students and coordinators of both institutions, as well as analyze their projects for the graduated courses, through a qualitative approach. During this study, we could realize that both courses analyzed are serious courses that look for offering a quality formation to the teachers-students. Both courses had similar perspectives about teaching formation, corresponding to the academic model of continued education. This perspective has its own consequences, as we could realize in the position of teachersstudents. The dependence of the time of their professional background, showed perceptions of distance of the courses in relation to the school context, perception of exteriority with the knowledge and, even, the absence of a continuum in the formation. Before the journey of this research and the aspects that we tried to make evident, we point out that, although the academic model of post-formation still has its importance, it's interesting the constitution of alternative models for graduated courses. Consequently, this implies in a major unity among teachers of universities and schools, as well as a new perspective in teaching formation.
    Este estudo tem como objetivo analisar e compreender o paradigma de formação docente que permeia os cursos de especialização em Educação Física escolar em Goiás. São dois os cursos analisados: um oferecido por uma universidade estadual e outro por uma universidade federal. Diante desse objetivo é que nos propusemos a entrevistar discentes, docentes e coordenadores de ambas as instituições, bem como a analisar seus projetos para os cursos de especialização que oferecem, constituindo o processo a partir da abordagem qualitativa. A nossa caminhada ao longo deste estudo possibilitou perceber que ambos os cursos analisados são cursos sérios e que procuram fornecer uma formação de qualidade aos professores-alunos. Ambos os cursos de especialização possuem perspectivas de formação docente muito próximas, correspondendo ao modelo universitário ou acadêmico de formação continuada. Tal perspectiva de formação não fica sem conseqüências, como pudemos perceber na posição dos professoresalunos que, a dependência de seu tempo de experiência profissional, manifestaram percepções de distância dos cursos em relação ao contexto escolar, percepção de exterioridade com os saberes e, até mesmo, ausência de "continuum" na formação. Diante do percurso trilhado ao longo da pesquisa e dos aspectos que tentamos evidenciar apontamos que, embora o modelo acadêmico de formação continuada continue tendo a sua importância, é interessante a constituição de modelos alternativos para o oferecimento de cursos de especialização. Conseqüentemente, isto implica em uma maior unidade entre docentes das universidades e das escolas, bem como uma nova perspectiva de formação de professores.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16581/18294
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
  • Data de criação/publicação: 2005-03-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.