skip to main content

O ideal da Galanterie nos escritos musicais de Johann Mattheson (1681-1764)

Mônica Lucas

Resonancias: Revista de investigación musical Santiago de Chile v. 19, n. 37, p. 11-25, jul./nov. 2015

Santiago de Chile 2015

Acesso online

  • Título:
    O ideal da Galanterie nos escritos musicais de Johann Mattheson (1681-1764)
  • Autor: Mônica Lucas
  • Assuntos: Mattheson, Johann 1681-1764; MÚSICA -- SÉCULO 17 SÉCULO 18; COMPOSIÇÃO MUSICAL; ESTÉTICA DA MÚSICA; RETÓRICA; POÉTICA; COMPOSITORES -- SÉCULO 17 SÉCULO 18 -- ALEMANHA; Musica Poetica; Galanterie
  • É parte de: Resonancias: Revista de investigación musical Santiago de Chile v. 19, n. 37, p. 11-25, jul./nov. 2015
  • Notas: Disponível em: http://resonancias.uc.cl/pt/N%C2%BA-37/o-ideal-da-galanterie-nos-escritos-musicais-de-johann-mattheson-1681-1764-pt.html. Acesso em: 12 nov. 2020
  • Descrição: O presente artigo se concentra nos escritos musicais do compositor e teórico Johann Mattheson (1681-1764), autor do mais importante corpus de textos pertencentes à musica poetica – gênero de escritos que concebem a música como arte persuasiva, análoga ao discurso verbal –. O intuito deste texto é o de situar seus escritos, em especial seu último e mais importante tratado – Der Vollkommene Capellmeister (O metre de capela perfeito, 1739) – no contexto da galanterie. Para isto, traçamos, inicialmente, o percurso do ideal do vir bonus desde as retóricas latinas até sua emulação nos manuais humanistas de cortesania e da galanterie. A seguir, são discutidos o trânsito de Johann Mattheson pelos espaços próprios da galanterie e sua auto-representação como tipo galante, para, por fim, observar elementos especificamente galantes em seus escritos musicais
  • Editor: Santiago de Chile
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: p. 11-25.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.