skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
O ideal da Galanterie nos escritos musicais de Johann Mattheson (1681-1764)
Mônica Lucas
Resonancias: Revista de investigación musical Santiago de Chile v. 19, n. 37, p. 11-25, jul./nov. 2015
Santiago de Chile 2015
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
O ideal da Galanterie nos escritos musicais de Johann Mattheson (1681-1764)
Autor:
Mônica Lucas
Assuntos:
Mattheson, Johann 1681-1764
;
MÚSICA -- SÉCULO 17 SÉCULO 18
;
COMPOSIÇÃO MUSICAL
;
ESTÉTICA DA MÚSICA
;
RETÓRICA
;
POÉTICA
;
COMPOSITORES -- SÉCULO 17 SÉCULO 18 -- ALEMANHA
;
Musica Poetica
;
Galanterie
É parte de:
Resonancias: Revista de investigación musical Santiago de Chile v. 19, n. 37, p. 11-25, jul./nov. 2015
Notas:
Disponível em: http://resonancias.uc.cl/pt/N%C2%BA-37/o-ideal-da-galanterie-nos-escritos-musicais-de-johann-mattheson-1681-1764-pt.html. Acesso em: 12 nov. 2020
Descrição:
O presente artigo se concentra nos escritos musicais do compositor e teórico Johann Mattheson (1681-1764), autor do mais importante corpus de textos pertencentes à musica poetica – gênero de escritos que concebem a música como arte persuasiva, análoga ao discurso verbal –. O intuito deste texto é o de situar seus escritos, em especial seu último e mais importante tratado – Der Vollkommene Capellmeister (O metre de capela perfeito, 1739) – no contexto da galanterie. Para isto, traçamos, inicialmente, o percurso do ideal do vir bonus desde as retóricas latinas até sua emulação nos manuais humanistas de cortesania e da galanterie. A seguir, são discutidos o trânsito de Johann Mattheson pelos espaços próprios da galanterie e sua auto-representação como tipo galante, para, por fim, observar elementos especificamente galantes em seus escritos musicais
Editor:
Santiago de Chile
Data de criação/publicação:
2015
Formato:
p. 11-25.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Link para o recurso
Acesso ao doi
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript