skip to main content

Quadros em igrejas: Caravaggio, o crime contra a arte e a imagem da Itália na literatura policial contemporânea

Carvalho, Solange Peixe Pinheiro De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2023-06-19

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Quadros em igrejas: Caravaggio, o crime contra a arte e a imagem da Itália na literatura policial contemporânea
  • Autor: Carvalho, Solange Peixe Pinheiro De
  • Orientador: Dias, Mauricio Santana
  • Assuntos: Caravaggio; Crime Contra A Arte; Identidade De Uma Nação; Romance Policial; Art Crime; Caravaggio; Detective Novels; The Idea Of A Nation
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A questão da identidade – a identidade de um indivíduo – tem sido amplamente discutida por estudantes e pesquisadores em vários artigos e livros acadêmicos nas últimas décadas. Contudo, pouca atenção tem sido dada ao tema da imagem de um país – como ela é criada e apresentada para o público por diferentes mídias, tais como livros, notícias, filmes, documentários, plataformas de compartilhamento de vídeos e postagens individuais em blogs ou vlogs. Para desenvolver a ideia nesta tese, foi feita uma escolha pela literatura policial, gênero de grande alcance entre o público em geral desde o seu surgimento em meados do século XIX, mas ainda pouco estudado no Brasil. Mais especificamente, concentramo-nos no crime contra a arte; o corpus de pesquisa é composto por cinco narrativas de ficção, publicadas nos últimos vinte e cinco anos, em que figurem quadros do pintor italiano barroco Michelangelo Merisi da Caravaggio. Também apresentamos algumas considerações sobre o gênero policial, mostrando um pouco do desenvolvimento da visão desde os primeiros teóricos até alguns dos mais recentes, abrangendo o século XX. A base teórica para a análise das obras ficcionais se baseia em argumentos de Harari (2014) e Moscovici (2013), além de estudos sobre Caravaggio, sua posição na sociedade romana do século XVI/XVII e como sua produção artística é vista em nossos tempos.
  • DOI: 10.11606/T.8.2023.tde-22112023-184259
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2023-06-19
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.