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Universalidade, urbe e universidade: a temática ambiental transversal

Oliveira, Luiz Antonio Cesario De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública 2014-03-24

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Universalidade, urbe e universidade: a temática ambiental transversal
  • Autor: Oliveira, Luiz Antonio Cesario De
  • Orientador: Pelicioni, Maria Cecilia Focesi
  • Assuntos: Ciências Sociais; Educação Ambiental; Formação De Recursos Humanos; Universidades; Urbanização; Environmental Education Resources; Training Of Human; University; Urbe
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Introdução- A universalidade complexa dos problemas ambientais exige uma educação ativa e transformadora. As presentes e as futuras gerações precisam ter a oportunidade de ter acesso a um conhecimento integral e atualizado que possibilite criar as bases necessárias para construção de uma nova cidadania universal que ao mesmo tempo valorize as características e capacidades regionais. A presente pesquisa desenvolveu-se a partir da disciplina Ciências Sociais numa Instituição privada de ensino superior da cidade de São Paulo envolvendo sete professores e oitenta e quatro alunos. Objetivos- Investigar como a temática ambiental tem sido tratada no currículo da disciplina de Ciências Sociais de uma Universidade privada de São Paulo e, com relação a isso, realizar observações sobre a práxis das aulas do pesquisador e propor alternativas para o ensino das conexões socioambientais, bem como identificar e analisar conhecimentos, opiniões, percepções e as práticas dos referidos alunos sobre a temática ambiental e verificar se os professores têm trabalho o conteúdo ambiental na disciplina de Ciências Sociais. Métodos- Os participantes responderam questionários que geraram dados submetidos à análise de conteúdo de BARDIN. Verificados os aspectos metodológicos e didáticos das práticas docentes, como a transversalidade, a interdisciplinaridade e o grau de assimilação dos conteúdos pelos alunos depois de ministrado o conteúdo, ainda que as questões socioambientais não constassem do conteúdo programático e da bibliografia da referida disciplina até o segundo semestre de 2012. Resultados- Todos os professores afirmaram abordar o tema ambiental, no entanto, a maioria achava que não tratava a questão como deveria, embora considerassem que poderia ser inserido transversalmente em todas as disciplinas devido à universalidade da temática. Tanto a complexidade do mundo contemporâneo como suas imposições econômicas e a devastação ambiental também justificariam a sua inclusão nas diferentes disciplinas e cursos. Esse fato foi atribuído um panorama histórico internacional e tradicionalista, muitas vezes inflexível, que exclui o ambiente da realidade social, em prol do antropocentrismo. Nos alunos, inicialmente foi constatada a falta de visão que considerava o ser humano como integrante de relações interdependentes entre os sistemas de vida e os recursos naturais. Situação modificada para a maior parte depois do conteúdo ambiental oferecido. Foi verificado nos alunos que tiveram o conteúdo ambiental com o pesquisador, o incremento no entendimento da relação entre ambiente e sociedade (de 42 por cento para 76 por cento ) e na compreensão da relação entre ambiente e cidade, bem como entre ambiente e qualidade de vida. Quanto à contribuição do conteúdo socioambiental estudado na disciplina Ciências Sociais, a maioria considerou entre boa e excelente. Quanto ao grau de mudança nos conhecimentos sobre o assunto, 49 por cento consideraram que houve grande mudança, 26 por cento que houve média mudança. Conclusões- Existe a premente necessidade de investimento em uma educação ambiental transversal que seja estimulante e enriquecedora para os alunos, bem como a preparação e melhoria continuada dos recursos humanos docentes para que se tornem atuantes e aptos a oferecer ampla formação integral sobre a temática socioambiental independente de estar formalmente incluída nos programas ou planos de ensino, conforme proposições sugeridas como recomendações do pesquisador, alternativas para o ensino das conexões socioambientais.
  • DOI: 10.11606/T.6.2014.tde-02042014-112156
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Data de criação/publicação: 2014-03-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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