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Sobre voltas e abandonos: literatura infantil/juvenil, reprodução e renovação de valores sociais

Araldo, Adriana Falcato Almeida

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2012-03-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Sobre voltas e abandonos: literatura infantil/juvenil, reprodução e renovação de valores sociais
  • Autor: Araldo, Adriana Falcato Almeida
  • Orientador: Gregorin Filho, Jose Nicolau
  • Assuntos: Parábola; Moralidade; Literatura Infanto/Juvenil; Educação; Dialogismo; Education; Dialogism; Morality; Parable; Childrens Literature/Youth
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Versão Corrigida
  • Descrição: Este estudo, fundamentado numa perspectiva comparatista, estabelecendo conexões entre Literatura Infantil/Juvenil e sociedade, procura apresentar possíveis relações interdiscursivas e intertextuais existentes entre a parábola A Volta do Filho Pródigo, As Aventuras de Pinóquio de Carlo Collodi, Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato, Eu & Mim Mesmo de Flávio e de Souza e Tchau de Lygia Bojunga. Por meio desses textos, que se mostram como narrativas simbólicas, pretendeu-se examinar a maneira pela qual a literatura para crianças vem a imbricar processos de reprodução e renovação de valores sociais, enfatizando os processos discursivos, em especial, os processos que colocam em discussão valores provenientes de uma educação que privilegia a moral exemplar. O trabalho encontrou suporte nas ideias sobre dialogismo de Mikhail Bakhtin, levando em conta questões de ordem interacionista e aquelas referentes aos diálogos intertextuais, procurando evidenciar princípios morais e ideológicos veiculados por tais textos, traços do discurso monológico e polifônico, elementos que contribuem para confirmar o fato de que a Literatura para crianças e jovens não se apresenta como uma arte inocente, mas desempenha papel significativo na sociedade como instrumento transmissor de ideologias, assumindo grande relevância na construção de identidades e na maneira de pensar e apreender o mundo.
  • DOI: 10.11606/D.8.2012.tde-13072012-111124
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2012-03-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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