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Efeito de proposta de intervenção para o uso adequado da voz em educadoras de creche [resumo]

Márcia Simões Maria do Rosário Dias de Oliveira Latorre; Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (8. 2006 Rio de Janeiro)

Ciência & Saúde Coletiva Rio de Janeiro n. esp., 2006

Rio de Janeiro 2006

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (CD107 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Efeito de proposta de intervenção para o uso adequado da voz em educadoras de creche [resumo]
  • Autor: Márcia Simões
  • Maria do Rosário Dias de Oliveira Latorre; Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (8. 2006 Rio de Janeiro)
  • Assuntos: VOZ; CRECHES; PROFESSORES
  • É parte de: Ciência & Saúde Coletiva Rio de Janeiro n. esp., 2006
  • Notas: Em CD-ROM
  • Descrição: Introdução. Alterações vocais têm alta prevalência em indivíduos que fazem uso profissional da voz. Professores compõem a categoria onde essa ocorrência é maior, com destaque para aqueles que atuam nos primeiros anos do ensino fundamental e com crianças em idade pré-escolar. Problemas vocais em professores podem interferir na aprendizagem das crianças, elevar custos sociais devido a faltas e readaptações e comprometer a realização deste profissional no trabalho. Objetivo. Este estudo tem o objetivo de verificar o efeito de proposta de intervenção para adequado uso da voz em educadoras de creche. Método. Participaram 58 mulheres, com idade média de 34,6 anos, das quatro creches junto às quais é desenvolvido o Programa Creche do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da USP. Foram compostos dois grupos – experimental e controle, semelhantes no momento pré-intervenção. Realizou-se avaliação vocal inicial e foram preenchidos protocolos sobre aspectos demográficos, do ambiente de trabalho, do uso da voz, dos sinais e sintomas vocais, da saúde geral e do estilo de vida. Junto ao grupo experimental foi realizado programa de intervenção teórico-prático em cinco encontros, totalizando doze horas. Após cinco meses foi feita nova avaliação dos grupos. Para análise estatística foram utilizados os testes Mc Nemar, Wilcoxon e teste dos Sinais. Resultados. O grupo experimental melhorou quanto a hábitos relacionados à voz, quanto ao ambiente físico de trabalho e quanto ao uso vocal. Houve também uma tendência de maior satisfação com a voz depois da intervenção. Já no grupo controle observou-se aumento na severidade de aspectos relacionados ao abuso vocal. Conclusão. A intervenção teve um efeito positivo para o uso adequado da voz de educadoras mostrando que programas dessa natureza podem realmente trazer contribuições para a saúde ocupacional dessa categoria profissional
  • Editor: Rio de Janeiro
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: 1 CD-ROM.
  • Idioma: Português

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