skip to main content

Caracterização de haplótipos na população brasileira Projeto ISA - Nutrição

Jozimara Teixeira de Souza Jaqueline Lopes Pereira; Regina Mara Fisberg; Júlia Maria Pavan Soler; Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria - RBras (67. 2023 Londrina); Simpósio de Estatística Aplicada à Experimentação Agronômica - SEAGRO (20. 2023 Londrina)

Livro de Resumos Londrina : Universidade Estadual de Londrina, 2023

Londrina Universidade Estadual de Londrina 2023

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Caracterização de haplótipos na população brasileira Projeto ISA - Nutrição
  • Autor: Jozimara Teixeira de Souza
  • Jaqueline Lopes Pereira; Regina Mara Fisberg; Júlia Maria Pavan Soler; Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria - RBras (67. 2023 Londrina); Simpósio de Estatística Aplicada à Experimentação Agronômica - SEAGRO (20. 2023 Londrina)
  • Assuntos: GENÓTIPOS; HAPLOTIPOS; BIOESTATÍSTICA
  • É parte de: Livro de Resumos Londrina : Universidade Estadual de Londrina, 2023
  • Notas: Disponível em: https://lookerstudio.google.com/reporting/f9228c96-529e-44e6-8f85-373fc3e2539a/page/BYq4C. Acesso em: 18 dez. 2023
  • Descrição: Dados de marcadores moleculares como as plataformas de SNPArray (Polimor smos de Nucleotídeo Único) permitem a identi cação de diferentes variações, bem como covariações, que ocorrem no genoma de diferentes espécies, como é o caso de haplótipos em humanos. O entendimento de como o genoma está estruturado em regiões de dependência e independência entre marcadores é de fundamental importância no mapeamento de genes associados a fenótipos de interesse. Basicamente, para uma amostra de n indivíduos, a caracterização do genoma pode ser feita no nível de blocos haplotípicos, analisando as 2n sequências de valores no alfabeto 0,1, o qual identi ca a ausência ou presença do alelo alvo nas posições de marcadores distribuídos de forma orientada no genoma. No mapeamento de genes, ao analisar a in uência de blocos haplotípicos sobre fenótipos, ao invés de analisar marcadores (SNP) individuais, aumenta-se a precisão e a chance de sucesso dos estudos. Neste trabalho, dados moleculares e fenotípicos do projeto ISA-Nutrition 2015 (Fapesp 17/05125-7) são considerados para a caracterização da estrutura de dependência haplotípica do genoma dos brasileiros. Recursos do aplicativo PLINK (https://www.cog-genomics.org/plink2/) são usados para realizar a chamada de haplótipos a partir de dados genotípicos de SNPArray. Como em outras populações mundiais os maiores haplótipos foram encontrados em regiões do cromossomo 6 (mapeados 19.633 haplótipos, em média com 44 SNPs, desvio padrão de 36,33 SNPs); no cromossomo 21 foram encontrados os menores haplótipos (mapeados 4.454, em média com 8 SNPs, desvio padrão de 4,69 SNPs).
  • Editor: Londrina Universidade Estadual de Londrina
  • Data de criação/publicação: 2023
  • Formato: p. 179.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.