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Pedagogias abertas e o modelo artístico no ensino do violão para iniciantes

Barros, Fábio Carrilho Santos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2017-09-29

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Pedagogias abertas e o modelo artístico no ensino do violão para iniciantes
  • Autor: Barros, Fábio Carrilho Santos
  • Orientador: Brito, Maria Teresa Alencar de
  • Assuntos: Violão; Pedagogias Abertas; Modelo Artístico De Ensino De Música; Fladem; Educação Musical; Guitar; Musical Education; Open Pedagogies; Artistic Model Of Music Teaching
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Música;Acompanha CD-R - t787.61 B277p (anexo)
  • Descrição: Esta dissertação visa apontar possíveis caminhos e reflexões para uma pedagogia criativa para o violão em sintonia com propostas contemporâneas de educação musical que tem como base as pedagogias abertas e o modelo artístico de ensino de música. Ambos conceitos formam o alicerce do pensamento pedagógico-musical do Foro Latinoamericano de Educación Musical (FLADEM). As pedagogias abertas propõem a superação de estruturas curriculares rígidas e de procedimentos de ensino planejados de maneira a não considerar os interesses dos alunos. O modelo artístico de ensino de música integra o conceito das pedagogias abertas e significa trabalhar a música a partir da música, com os conhecimentos sendo construídos a partir das experiências vivenciadas pelos alunos, as quais incluem práticas criativas, como a composição e a improvisação. São tomados como referenciais teóricos a obra pedagógica da educadora musical argentina Violeta de Gainza (n.1929) e de autores associados ao FLADEM, assim como o legado pedagógico do músico e educador alemão Hans-Joachim Koellreutter (1915-2005), pela grande proximidade de seu pensamento com os conceitos das pedagogias abertas e do modelo artístico. Será também analisado o que chamei de \"abordagem geográfica\" do violão enquanto ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de práticas criativas. Tal recurso musical consiste na exploração do instrumento a partir de seus aspectos físicos, algo notadamente presente na literatura violonística em obras de Villa-Lobos (1887-1959), Abel Carlevaro (1906-2001), Leo Brouwer (n.1939), entre outros. Questões específicas sobre estratégias de aulas envolvendo assuntos como composição, improvisação, experimentação instrumental, desenvolvimento técnico, sonoridade, fraseado, teoria musical, notação e o tocar de ouvido também são objetivos deste trabalho. A parte prática analisada envolve duas categorias: as experiências pedagógicas realizadas com estudantes de violão da FIAM-FAAM e da Teca Oficina de Música, instituições de ensino localizadas em São Paulo, e as minhas experiências composicionais próprias correspondentes à série de estudos violonísticos \"Desenhos\". Entre os aspectos observados, a criatividade, o perfil artístico e a formação pedagógica do professor de instrumento foram tidos como essenciais para o desenvolvimento deste modelo de ensino com o público iniciante.
  • DOI: 10.11606/D.27.2018.tde-26022018-105314
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2017-09-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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