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Plataforma Digital: método complementar de ensino- aprendizagem da embriologia comparativa

Assunção, Marcos Paulo Batista De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia 2020-12-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Plataforma Digital: método complementar de ensino- aprendizagem da embriologia comparativa
  • Autor: Assunção, Marcos Paulo Batista De
  • Orientador: Miglino, Maria Angélica
  • Assuntos: Aprendizagem Híbrida; Morfologia; Ensino-Aprendizagem; Embriologia Comparativa; Tecnologia Educacional; Educational Technology; Comparative Embryology; Blended Learning; Morphology; Teaching-Learning
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: As ciências morfológicas são de fundamental importância, por exemplo, na formação de biólogos e de médicos veterinários. Sabendo dos avanços em tecnologia, desenvolver métodos como fonte de ensino complementar torna-se um pilar a mais para a construção dos saberes, permitindo que estudantes tenham maior acesso aos conteúdos, e se integrem aos recentes avanços educacionais. Este projeto em andamento tem como objetivo desenvolver material didático instrucional sobre a anatomia do desenvolvimento com foco no sistema cardiovascular de aves (Gallus gallus domesticus) a ser incorporado em uma plataforma de ensino em ambiente virtual. Entre tantos motivos éticos e econômicos, um dos fatores que tem determinado a prática complementar de ensino-aprendizagem, está atrelado à inovação tecnológica, as quais podem se revelar vantajosas, principalmente em tempos de pandemia como vivenciado nos dias atuais. Como resultado deste trabalho, apresentam-se nove aulas que constituem o módulo I de aprendizagem, e que estão hospedadas em uma plataforma digital, sustentando o propósito educacional e oferecendo aos discentes ferramentas úteis destinadas a construção dos saberes dinâmicos da embriologia veterinária. Foram produzidas também imagens relativas ao desenvolvimento macroscópico de aves domésticas em alto relevo em aspecto 3D, mediante a utilização de Photoshop. Estas estão disponibilizadas em formato de atlas em arquivo PDF. Concluímos que o presente trabalho cria um auxílio pedagógico que pode mitigar as dificuldades encontradas no ensino da embriologia animal, que compõem a grade curricular dos cursos de graduação das áreas de agrárias e/ou biológicas.
  • DOI: 10.11606/T.10.2020.tde-23022021-142141
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
  • Data de criação/publicação: 2020-12-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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