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Competências na formação do enfermeiro para a assistência à via aérea de pacientes adultos em urgência e emergência

Fernanda Berchelli Girão Miranda Gerson Alves Pereira Júnior; Alessandra Mazzo

Revista Latino-Americana de Enfermagem Ribeirão Preto v. 29, id. e3434, 9 p., online, 2021

Ribeirão Preto 2021

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  • Título:
    Competências na formação do enfermeiro para a assistência à via aérea de pacientes adultos em urgência e emergência
  • Autor: Fernanda Berchelli Girão Miranda
  • Gerson Alves Pereira Júnior; Alessandra Mazzo
  • Assuntos: COMPETÊNCIA CLÍNICA; CUIDADOS DE ENFERMAGEM -- ESTUDO E ENSINO; ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIA; AVALIAÇÃO EM ENFERMAGEM; OBSTRUÇÃO DAS VIAS RESPIRATÓRIAS; ENFERMEIROS
  • É parte de: Revista Latino-Americana de Enfermagem Ribeirão Preto v. 29, id. e3434, 9 p., online, 2021
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.1590/1518-8345.3380.3434. Acesso em: 24 mar. 2022
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Objetivo: construção e validação em aparência e conteúdo dos marcos de competências e das Entrustable Professional Activities para desenvolver as competências na formação do enfermeiro para a assistência à via aérea de pacientes adultos em urgência e emergência. Método: estudo descritivo, metodológico desenvolvido em quatro fases: na primeira realizou-se uma oficina, composta por experts, para a construção dos marcos de competências; na segunda houve a validação dos material através da Snowball Technique e Técnica Delphi, na terceira ocorreu a análise de conteúdo e cálculo do Índice de Validação de Conteúdo; e na quarta fase foram construídas as Entrustable Professional Activities, validadas em oficinas simuladas. Resultados: construídos e validados os marcos de competências resultando em todos os itens IVC≥0,85. As Entrustable Professional Activities foram validadas por experts quanto à sua aplicabilidade, destes 44% referiram serem aplicáveis em ambientes simulados, 100% refeririam ser um conteúdo útil e com linguagem adequada, 22% sugeriram a inserção de novos itens para avaliar a competência, 11% relataram a dificuldade de avaliar a competência individualmente nos cenários clínicos, 11% experts referiram a necessidade de capacitação prévia do docente/facilitador para a utilização. Conclusão: o estudo resultou na construção dos marcos de competências e seis Entrustable Professional Activities relacionando-os com os domínios de competências essenciais na formação do enfermeiro para a assistência à via aérea de pacientes adultos em urgência e emergência. A participação dos experts na construção e na validação desse material foi fundamental para garantir a relevância teórica e prática do resultado.
  • Editor: Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: id. e3434, 9 p., online.
  • Idioma: Português

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