skip to main content

A poética do detalhe no episódio da lanterna mágica em À la recherche du temps perdu

João Gonçalves Vilela Leandro Philippe Leon Marie Ghislain Willemart

2015

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas  Teses CAPH  (13417N )(Acessar)

  • Título:
    A poética do detalhe no episódio da lanterna mágica em À la recherche du temps perdu
  • Autor: João Gonçalves Vilela Leandro
  • Philippe Leon Marie Ghislain Willemart
  • Assuntos: Lacan, Jacques 1901-1981; Derrida, Jacques 1930-2004; Proust, Marcel 1871-1922; LITERATURA FRANCESA (CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO); MODERNIDADE; POÉTICA; À La Recherche Du Temps Perdu; Câmara Obscura; Dark Chamber; Descrição; Description; Detail; Detalhe; Rastro; Reynaldo Hahn; Trace; Ver Meer
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A fortuna crítica de À la recherche du temps perdu sempre teve como um dos seus principais motes a relação da obra com outras artes, ou seja, uma construção estética baseada em uma relação de homologia estrutural com outros sistemas artísticos, dentre eles a música, a arquitetura, a própria literatura e a pintura. Essa construção faz com que a obra venha constantemente acompanhada do epíteto de museu imaginário. Especificamente, o nome do pintor holandês Johannes Ver Meer tem um lugar privilegiado na estética proustiana. Entretanto, nem todas as telas são mencionadas ao longo da narrativa. Somada a isso, a tessitura da escritura de Marcel Proust revela-se como um saber fortemente indiciário. Assim, a partir de índices que percorrem epístolas de Proust, textos críticos e a própria narrativa de À la recherche du temps perdu, esta tese cujo recorte de leitura é especificamente o episódio da lanterna mágica e seus desdobramentos defende que uma das telas de Ver Meer, a saber, A arte da pintura, é uma ausência epistêmica que, no entanto, faz-se presente, deixando inscritos na obra seus efeitos de significação. A fim de compreendermos essa presença-ausente, esta tese recorre ao conceito de letra, conforme o ensino de Jacques Lacan, os textos freudianos nos quais esse conceito estava em latência e os esclarecimentos e avanços feitos por Jacques Derrida, especificamente em seus textos da década de sessenta do século passado. Por efeitos de significação, concebe-se a ideia de que A
    arte da pintura realiza-se como uma ideia ausente, mas pungente no que tange aos efeitos estéticos de esmero do detalhe e dos processos descritivos, implicando uma relação de similitude entre o narrador em seu quarto, em l'incipit de À la recherche du temps perdu e no episódio da lanterna mágica, e um artista em seu ateliê, presente na tela de Ver Meer, que incidirá em uma poética do detalhe.
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: 249 p il anexos.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.