skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Características identitárias brasileiras: suas influências na pequena empresa

Carvalho, Simone Alves De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2010-11-22

Acesso online

  • Título:
    Características identitárias brasileiras: suas influências na pequena empresa
  • Autor: Carvalho, Simone Alves De
  • Orientador: Oliveira, Paulo Roberto Nassar de
  • Assuntos: Marketing; Comunicação Organizacional; Identidade Brasileira; Identidade Organizacional; Imagem Organizacional; Pequena Empresa; Organizational Image; Organizational Identity; Organizational Communication; Brazilian Identity; Marketing; Small Business
  • Descrição: Esta dissertação de mestrado busca apresentar o tripé pequena empresa no Brasil no contexto da identidade organizacional e identidade cultural brasileira, cuja motivação foi considerar que a pequena empresa é de extrema importância para a constituição da sociedade, pois gera emprego e renda, especialmente fora dos grandes centros urbanos. A identidade e imagem organizacional são alavancadores de seu sucesso comercial e todos estes elementos estão intrinsecamente relacionados com o contexto cultural brasileiro. Esta dissertação divide-se em arcabouço teórico, em que se pesquisaram, através de levantamento bibliográfico, os temas empreendedorismo, pequena empresa, plano de negócio, marketing, comunicação organizacional, identidade e imagem organizacional, memória organizacional, mito da formação do Brasil e características identitárias brasileiras. Na segunda parte apresentam-se as análises dos estudos de casos, acompanhadas pelas entrevistas com duas pequenas empresas, uma do ramo industrial, a outra uma prestadora de serviços. Nas considerações finais constatam-se os resultados deste trabalho, em que se confirma a presença de características identitárias brasileiras na gestão e na comunicação das pequenas empresas.
  • DOI: 10.11606/D.27.2010.tde-17022011-123551
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2010-11-22
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.