skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Alfabetização científica no ensino fundamental estrutura e indicadores deste processo em sala de aula

Lúcia Helena Sasseron Anna Maria Pessoa de Carvalho

2008

Localização: FE - Faculdade de Educação    (37 S252a )(Acessar)

  • Título:
    Alfabetização científica no ensino fundamental estrutura e indicadores deste processo em sala de aula
  • Autor: Lúcia Helena Sasseron
  • Anna Maria Pessoa de Carvalho
  • Assuntos: ALFABETIZAÇÃO; ENSINO (INVESTIGAÇÃO); ENSINO FUNDAMENTAL; SALA DE AULA; ARGUMENTAÇÃO
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: As páginas que se seguem contam um estudo de caso qualitativo planejado e realizado para compreender quais os pressupostos, as características e as evidências da Alfabetização Científica no Ensino Fundamental. Os dados do estudo foram coletados em uma sala de aula do quarto ano (alunos com idades entre 8 e 9 anos) de uma escola publica estadual da cidade de São Paulo. São dados da pesquisa as aulas gravadas integralmente em vídeo e os trabalhos escritos e/ou desenhados produzidos pelos alunos, além de todo o material didáitico a eles fornecido durante as aulas. lniciamos nossa pesquisa pela revisão sobre o tema "Alfabetização Cientifica" nas literaturas nacional e internacional sobre Didáitica das Ciências por meio da qual encontramos informações que nos pennitiram propor os eixos estruturantes da Alfabetização Cientifica. Estes eixos são considerados em nossa pesquisa para a analise das atividades que compõem uma sequência didática envolvendo discussões em que um mesmo tema é discutido levando em conta os conhecimentos científicos e as tecnologias a ele associadas e os impactos
    destes saberes e empreendimentos para a sociedade e o ambiente. 0 estudo da bibliografia específica da área também nos levou a proposição de indicadores da Alfabetização Cientóifica: habilidades de ação e investigação que julgamos necessárias de serem usadas quando se pretende construir conhecimento sobre um tema qualquer. Os indicadores são vitais para a análise que realizamos pois podem nos fornecer evidências de se a alfabetização Científica está em processo entre os alunos do Ensino Fundamental observados em nossa pesquisa. Após a análise da sequência didática, das argumentações orais e dos trabalhos escritos c/ou desenhados feitos pelos alunos, encontramos evidências bastante substanciais de que a Altabetização Científica está em processo para grande parte dos alunos da turma estudada.
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: 180 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.