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Desempenho comunicativo de crianças prematuras em idade pré-escolar

Becaro, Caroline Kauffmann

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia de Bauru 2014-05-23

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Desempenho comunicativo de crianças prematuras em idade pré-escolar
  • Autor: Becaro, Caroline Kauffmann
  • Orientador: Lamonica, Dionisia Aparecida Cusin
  • Assuntos: Deficiência Do Desenvolviemnto; Desenvolvimento Da Linguagem; Desenvolvimento Infantil; Prematuro; Child Development; Developmental Disabilities; Language Development; Premature Infant
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A prematuridade é considerada um fator de risco biológico para o desenvolvimento típico infantil. Este estudo foi delineado com o objetivo de comparar o desempenho de crianças nascidas prematuras (abaixo de 37 semanas gestacional) com crianças típicas de idade (acima de 38 semanas) entre quatro e cinco anos e onze meses quanto ao desempenho comunicativo e desempenho escolar. Após o cumprimento dos aspectos éticos, foram avaliadas 40 crianças prematuras (GE) e 40 crianças nascidas a termo com desenvolvimento típico (GC), pareadas quanto à idade cronológica, gênero, escolaridade e tipo de escola, 80 pais e 80 professores das respectivas crianças. Foi realizada entrevista com os responsáveis e aplicado o Inventário MacArthur de Desenvolvimento Comunicativo: Primeiras palavras e gestos, com os responsáveis e professores. Os professores responderam ao Protocolo de Avaliação do aluno. A avaliação foi composta, também por Observação do Comportamento Comunicativo; Teste de Vocabulário por Imagens Peabody, Teste de Linguagem Infantil ABFW Parte de Vocabulário e do Teste de Screening de Desenvolvimento Denver II. Os procedimentos de análise seguiram as normativas previstas nos manuais dos instrumentos. O tratamento estatístico constou de análise descritiva e aplicação dos seguintes testes: Teste t de Studant, Teste de Mann-Whitney, Teste Qui-Quadrado, com valores de significância p <0,005. Os resultados indicaram que na comparação entre GE e GC, quanto ao desempenho comunicativo houve diferença estatística significante. Na comparação entre GE e GC, quanto ao desempenho motor não houve diferença estatística significante. Quanto ao desempenho escolar foi verificado, pelos professores que as crianças prematuras apresentaram queixas relevantes de aprendizagem e comportamentais. Porém, o grupo de prematuros não se comportou de forma homogênea. Os resultados deste estudo podem reafirmar que a prematuridade pode interferir nas habilidades comunicativas e escolares.
  • DOI: 10.11606/D.25.2014.tde-16102014-091332
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia de Bauru
  • Data de criação/publicação: 2014-05-23
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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