skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Letr@mentos digit@is e @utonomia para @lém do ensino de línguas: reflexões a partir de um estudo de caso

Aragão, Cristiane Moura Lima De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2023-02-24

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Letr@mentos digit@is e @utonomia para @lém do ensino de línguas: reflexões a partir de um estudo de caso
  • Autor: Aragão, Cristiane Moura Lima De
  • Orientador: Ortale, Fernanda Landucci
  • Assuntos: Autonomia; Letramentos Digitais; Ensino De Línguas; Formação De Professores; Italiano Língua Estrangeira; Language Teaching; Italian As Foreign Language; Digital Literacies; Autonomy; Teacher Training
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo investigar como os letramentos digitais podem ser associados à autonomia, no contexto do ensino de línguas, por meio de uma análise da literatura dessas áreas e de um estudo de caso. Este estudo fundamenta-se em duas bases teóricas principais: os estudos sobre letramento e, em particular, os letramentos digitais, e os estudos sobre autonomia realizados no âmbito do ensino de línguas. A pesquisa é baseada em uma abordagem qualitativa, e o método utilizado é o estudo de caso. Os dados foram obtidos a partir do curso \"Ensino de línguas estrangeiras: letramentos digitais, autonomia e TICs\". O curso, gratuito e composto por dez encontros, ocorreu de forma remota, durante os meses de março e abril de 2021, tendo contado com a colaboração efetiva de oito participantes. O contexto na ocasião da realização do curso foi o do isolamento social, devido à pandemia de covid-19, coincidindo com a segunda onda. A proposta do curso foi apresentar recursos digitais em cada encontro, dentre aqueles que despertaram maior interesse nos participantes, refletindo sobre suas possíveis aplicações no ensino de línguas. O grupo era formado por quatro integrantes cuja língua estrangeira (LE) era o italiano, dois do inglês, uma do espanhol e outra do alemão. Cada um dos participantes possuía uma bagagem de experiências e vivências que contribuiu para uma troca muito positiva de saberes. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio dos questionários respondidos, das participações durante os encontros, e das atividades desenvolvidas. Como fruto do curso, foi criado um blog: https://letramentosdigitais2021.blogspot.com/, para apresentar os temas e recursos abordados nos encontros. A experiência foi preciosa, tendo se mostrado uma oportunidade de aprendizagem colaborativa para todos os integrantes do projeto. A análise sinalizou mudanças na autonomia dos participantes, em especial, a autonomia do aprendiz em TICs. A partir do estudo de caso foram feitas reflexões sobre os letramentos digitais e sua relação com a autonomia, que levaram a uma proposta para os componentes dos letramentos digitais voltados para o ensino de línguas e um quadro que apresenta a relação entre os letramentos digitais e a autonomia.
  • DOI: 10.11606/T.8.2023.tde-20072023-130457
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2023-02-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.