skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Reapresentação e documentação de instalações de arte em três museus brasileiros; Re-presentation and documentation of installation art in three Brazilian museums

Oliveira, Emerson Dionisio Gomes De

Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 26 (2018); e22

Universidade de São Paulo. Museu Paulista 2018-11-29

Acesso online

  • Título:
    Reapresentação e documentação de instalações de arte em três museus brasileiros; Re-presentation and documentation of installation art in three Brazilian museums
  • Autor: Oliveira, Emerson Dionisio Gomes De
  • Assuntos: Contemporary Art; Installation Art; Documentation; Museums; Re-Presentation; Arte Contemporânea; Nstalação Artística; Documentação; Museus; Reapresentação
  • É parte de: Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 26 (2018); e22
  • Descrição: Este artigo busca compreender como três museus brasileiros, preocupados com o colecionamento da arte contemporânea, gerenciam a documentação e a reexposição de instalações artísticas contidas em seus acervos. Delineamos inicialmente o que se compreende como “instalação artística” dentro da dinâmica museológica e problematizamos o modo como historiadores da arte e profissionais dedicados à gestão de coleções museológicas vêm enfrentando um desafio: a reapresentação das instalações e a documentação necessária para instruí-la. Análises documentais, consultas a gestores e o estudo de artistas e obras orientaram nossa pesquisa, que constatou a dependência dos museus em relação à documentação dos artistas, a heterogeneidade dessa documentação e a ausência de informações necessárias para a reapresentação das obras
    The present paper aimed to understand how three different Brazilian museums, concerned with the collection of contemporary art, manage the documentation and re-exhibition of installations art contained in the collections. To this end, we chose to initially delineate what is understood as an artistic “installation” within the museological dynamics and to problematize the question of how art historians and professionals dedicated to the management of museum collections are facing a particular challenge: the reinstallation of the premises and necessary to instruct it. Analyzes of documents, consultations with managers, artists and works guided our methodology. The research found the dependence of museums on documentation coming from artists, the heterogeneity of this documentation and the absence of documents necessary for representation of the works.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/152225/148899
  • Editor: Universidade de São Paulo. Museu Paulista
  • Data de criação/publicação: 2018-11-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.