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Uso de jogo interativo na aprendizagem de estudantes de fonoaudiologia sobre o sistema miofuncional orofacial
Silmara Rondon Claudia Regina Furquim de Andrade
2012
Localização:
FM - Fac. Medicina
(W4.DB8 SP.USP FM-1 R681us 2012 )
(Acessar)
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Título:
Uso de jogo interativo na aprendizagem de estudantes de fonoaudiologia sobre o sistema miofuncional orofacial
Autor:
Silmara Rondon
Claudia Regina Furquim de Andrade
Assuntos:
FONOAUDIOLOGIA (ANATOMIA FISIOLOGIA)
;
ANATOMIA
;
FISIOLOGIA
;
APRENDIZAGEM (MÉTODOS)
;
INSTRUÇÃO PROGRAMADA
;
Anatomy
;
Computer-Assisted Instruction
;
Instrução Por Computador
;
Learning
;
Physiology
;
Sistema Estomatognático
;
Speech, Language And Hearing Sciences
;
Stomatognathic System
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
O objetivo deste estudo foi comparar dois métodos de aprendizagem sobre Anatomia e Fisiologia do Sistema Miofuncional Orofacial (SMFO) em estudantes do segundo ano do curso de Fonoaudiologia: método interativo (com uso de um jogo computacional) e método tradicional (com uso de textos resumidos associados a figuras pertinentes), no que se refere à aprendizagem e à retenção de conhecimento. Foram sujeitos do estudo 29 estudantes do segundo ano do curso de Fonoaudiologia os quais estavam cursando uma disciplina sobre Anatomia e Fisiologia do SMFO. A disciplina incluía aulas expositivas e um horário de estudo em que foram aplicados os dois métodos de aprendizagem propostos. Cada estudante foi alocado randomicamente em um dentre dois grupos: Grupo I (GI) 15 estudantes os quais foram submetidos ao método de aprendizagem por meio do jogo computacional; Grupo II (GII) 14 estudantes os quais foram submetidos ao método de aprendizagem tradicional. Os dois métodos foram desenvolvidos com a mesma duração (uma hora, uma vez por semana) e foram aplicados pelo mesmo tutor. O processo de randomização dos grupos foi mascarado. Os estudantes foram avaliados quanto aos conhecimentos prévios (préteste: antes da aplicação dos métodos de aprendizagem); quanto à retenção de conhecimento em curto prazo (pós-teste: imediatamente após a conclusão da aplicação dos métodos de aprendizagem) e quanto à retenção de conhecimento em longo prazo (pós-teste tardio: seis meses após a conclusão da aplicação dos métodos de aprendizagem). A avaliação foi realizada por aplicação de um questionário, contendo 50 questões de múltipla escolha sobre Anatomia e Fisiologia do SMFO. O desempenho dos dois grupos foi comparado considerando-se os três momentos de testagem. Foram realizadas comparações intra e entre grupos, utilizando-se tanto o número total de respostas corretas como o número de respostas corretas de acordo com o assunto
abordado (Anatomia ou Fisiologia). Os estudantes que participaram do método de aprendizagem por meio do jogo computacional apresentaram melhor desempenho no pós-teste para as questões sobre Anatomia. Os estudantes que participaram do método de aprendizagem tradicional apresentaram melhor desempenho no pós-teste e no pós-teste tardio, tanto para questões sobre Anatomia como para questões sobre Fisiologia. Neste estudo, os dois métodos de aprendizagem testados foram equivalentes no que se refere à retenção de conhecimento dos estudantes em curto prazo. O método de aprendizagem tradicional mostrou-se mais efetivo para a retenção de conhecimento em curto e longo prazo
Data de criação/publicação:
2012
Formato:
46 p.
Idioma:
Português
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