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Prevalência e caracterização da dor recorrente em escolares na cidade de Londrina

Edilaine Giovanini Rossetto Cibele Andrucioli de Mattos Pimenta

Ciência, Cuidado e Saúde Maringá v. 11, supl., p. 211-219, 2012

Maringá 2012

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (PIMENTA, C. A. de M. doc 94 )(Acessar)

  • Título:
    Prevalência e caracterização da dor recorrente em escolares na cidade de Londrina
  • Autor: Edilaine Giovanini Rossetto
  • Cibele Andrucioli de Mattos Pimenta
  • Assuntos: DOR (PREVALÊNCIA); SAÚDE ESCOLAR
  • É parte de: Ciência, Cuidado e Saúde Maringá v. 11, supl., p. 211-219, 2012
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2012
  • Descrição: Os objetivos deste estudo foram determinar a prevalência da dor recorrente nos escolares de Londrina, caracterizar os quadros álgicos e verificar as associações existentes entre as dores e as variáveis estudadas. Foi realizado um estudo epidemiológico do tipo corte transversal. A amostra foi representativa para os escolares de sete a 14 anos entrevistados na escola, em Londrina, após consentimento dos pais. Dos 915 escolares entrevistados, 28,75% referiram alguma dor recorrente conforme os critérios para cada local de dor e 3,39% apresentavam dor em mais de um local. Dor de cabeçafoi a mais frequente (15,96%), seguida da dor nos membros (6,99%) e dor abdominal (6,78%). Não se observaram associações entre as dores em geral com sexo, faixa etária, classe social, escolaridade do chefe da família, estado conjugal dos pais, ordem de nascimento e atividade laborativa da mãe. A dor abdominal recorrente apresentou associação estatística com a faixa etária. Dor nos membros apresentou associação com classe social e escolaridade do chefe de família. Crianças de familiares com história de dor apresentaram maior prevalência de dor recorrente comparadas àquelas famílias sem queixas de dor (p=0,001). Mais da metade das crianças foi prejudicada na assiduidade escolar e nas atividades de lazer.
  • Editor: Maringá
  • Data de criação/publicação: 2012
  • Formato: p. 211-219.
  • Idioma: Português

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