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Análise do discurso musical uma abordagem semiótica

Ricardo Nogueira de Castro Monteiro Luiz Tatit 1951-

1997

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (Disponível apenas online )(Acessar)

  • Título:
    Análise do discurso musical uma abordagem semiótica
  • Autor: Ricardo Nogueira de Castro Monteiro
  • Luiz Tatit 1951-
  • Assuntos: MÚSICA (ANÁLISE); SEMIÓTICA; LINGUÍSTICA APLICADA
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A dissertação Análise do discurso musical: uma abordagem semiótica discute e propõe soluções para a questão da aplicação do modelo de percurso gerativo de sentido à análise do discurso musical. A partir de uma exposição inicial onde se procurasituar essa proposta analítica dentro da evolução da musicologia e da semiótica francesa, passa-se a uma discussão em profundidade da aplicação do modelo semiótico no que diz respeito à estrutura dos níveis fundamental e narrativo, tanto no quetange à organização sintática quanto semântica de cada patamar da significação. As explanações teóricas são fundamentadas diretamente a partir da análise de textos signficativos do repertório ocidental, como a 5.a Sinfonia de Beethoven, a 4.aSinfonia de Tchaikovski e a Fuga I do Cravo bem temperado de Bach. Em linhas gerais, o trabalho conclui por defender uma abordagem analítica que parte das aspectualizações presentes no nível de superfície para determinar a organização semânticado nível profundo no que diz respeito às modulações tensivo-fóricas e à ordenação de seu campo valencial. Postulada e justificada a presença de uma instância discretizadora responsável pela conversão das modulações em modalidades e das valênciasem valores, passa-se ao estudo do nível narrativo, que culmina com: a) a importante descoberta em nível musicológico do papel da dimensão semântica no processo de variação motívica e na geração da macroforma musical; b) uma investigaçãosemiótica da paixão na música
  • Data de criação/publicação: 1997
  • Formato: 148 p.
  • Idioma: Português

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