skip to main content

O melos dramático a gênese do teatro musical moderno

Nilthe Miriam Pirotta Fausto Fuser

1997

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t792 P672me e.2 )(Acessar)

  • Título:
    O melos dramático a gênese do teatro musical moderno
  • Autor: Nilthe Miriam Pirotta
  • Fausto Fuser
  • Assuntos: TEATRO; MÚSICA; ÓPERA -- ITÁLIA; HISTÓRIA DA MÚSICA -- ITÁLIA
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este trabalho trata das relações drama-música lírico italiano. A principio, ele mostra como a invenção da ópera está fundada na tradição italiana do teatro com música. Começa com um estudo sobre as teorias que redundaram na criação do estilo rappresentativo ou recitativo. Este estilo nasce da fermentação cultural que tem lugar, principalmente em Florença, com o desenvolvimento de academias e também de estudo como a Camerata Bardi que pretende renovar a arte do canto e buscar uma solução para a união drama e música no teatro. ë Monteverdi que transforma o estilo recitativo numa obra que já pode ser chamada de ópera. O texto discute a reforma levada a efeito no século XVIII por Zeno e Metastásio e a divisão do gênero em opera seria e opera buffa. É nesta última que se dá o fenômeno da "assimilação do drama pela música", segundo Massimo Mila. É ela que pavimenta a via para o melodrama romântico e a comédia musical erudita
  • Data de criação/publicação: 1997
  • Formato: 187 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.