skip to main content

Formação e desenvolvimento profissional do professor o aprender da profissão

Maria de Fátima Barbosa Abdalla Selma Garrido Pimenta

2000

Localização: FE - Faculdade de Educação    (371.12 A135f v.2 )(Acessar)

  • Título:
    Formação e desenvolvimento profissional do professor o aprender da profissão
  • Autor: Maria de Fátima Barbosa Abdalla
  • Selma Garrido Pimenta
  • Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; EDUCAÇÃO
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Didática
  • Descrição: O presente estudo, de cunho predominantemente qualitativo, busca captar as representações dos professores a respeito do aprender da profissão. A investigação compreende três fases (de 1996 a 1998). A primeira acompanha as aulas de Didática(Licenciatura/FEUSP). A segunda, que estrutura, posteriormente, o estudo de caso, observa as aulas de um professor egresso deste curso, em uma escola pública estadual. E a terceira coleta nove histórias de vida de professores, também de escolaspúblicas, egressos do respectivo curso de Didática. Basicamente, a pesquisa tem o objetivo de compreender o conceito de necessidade como mundança ou direção desejada, para fundamentar a tese de que se novos saberes forem incorporados ao habitusdos professores, ampliando suas necessidades e perspectivas de trabalho, novos espaços de transformação serão criados no contexto da escola e da sala de aula - revelando uma maneira de ser e estar na profissão. Nesta perspectiva, este trabalhopõe, em discussão, dois aspectos enfatizados pelos professores sobre a constituição de suas identidades: 1º. as necessidades e perspectivas que assumem em relação à formação e ao desenvolvimento profissional - a força da representação; e 2º. aimportância que colocam na escola enquanto contexto de produção docente - locus da profissionalização docente
  • Data de criação/publicação: 2000
  • Formato: 2 v.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.