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Física para uma alimentação saudável

Fernanda Cavaliere Ribeiro Sodré Cristiano Rodrigues de Mattos

2008

Localização: FE - Faculdade de Educação    (375.21 S679f ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Física para uma alimentação saudável
  • Autor: Fernanda Cavaliere Ribeiro Sodré
  • Cristiano Rodrigues de Mattos
  • Assuntos: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades em Ensino de Ciências Modalidades Física, Química e Biologia IF/FE/IQ/IB
  • Descrição: Embora o tema da alimentação saudável seja tradicionalmente objeto de estudo das ciências biológicas, dada sua complexidade, o assunto exige a integração de outras áreas do conhecimento. Dentro desta perspectiva, elaboramos neste trabalho uma abordagem interdisciplinar sobre o tema da alimentação saudável, no qual a Física revela-se como um dos critérios para sua compreensão. Contudo, desde o início da pesquisa, tínhamos a hipótese de que alunos, professores e autores de livros didáticos, priorizariam o conceito de energia ao abordar a alimentação do ponto de vista da física. Esta hipótese baseava-se na aparente vulgarização do conceito de energia que, junto ao conceito de caloria, é tomado como "o alimento" dos seres vivos. Para investigarmos esta idéia, tanto ao longo da história, como nos dias atuais, realizamos um estudo sobre elementos históricos das relações entre física e nutrição, e um levantamento sobre as concepções de professores e abordagens de livros didáticos acerca da alimentação, do ponto de vista da física. Pesquisamos também sobre conteúdos específicos nas áreas de nutrição e de física, para que assim, pudéssemos oferecer critérios físicos articulados com outras áreas do conhecimento para a discriminação da alimentação saudável. Assim, o principal objetivo desta dissertação é apresentar o tema da alimentação saudável numa perspectiva interdisciplinar, explicitando, em especial, a relevância do conceito de entropia para a compreensão da boa alimentação. Desta forma, pretendemos apresentar aos professores um subsídio para sua formação que seja capaz de ampliar a perspectiva da alimentação para além do ponto de vista energético. Queremos mostrar que é possível, por meio da Física, ter acesso à informação para a escolha e adoção de práticas alimentares saudáveis.
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: 148 p.
  • Idioma: Português

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